Topo

Fórmula 1

Alonso, 16º, culpa estratégia da Ferrari e cobra melhorias da equipe

Do UOL, em São Paulo

05/07/2014 12h44

Fernando Alonso teve um péssimo sábado. O piloto espanhol foi eliminado ainda no Q1 do treino de classificação para o GP da Inglaterra, no circuito de Silverstone. Com o 16º lugar no grid para a corrida deste domingo, ele não escondeu sua decepção e criticou a Ferrari pela estratégia usada na sessão.

Se dependesse apenas dos resultados na pista, Alonso teria uma situação ainda pior. Ele fez apenas o 19º tempo do treino classificatório e só ganhou três posições devido às punições a Pastor Maldonado, Esteban Gutiérrez e Max Chilton. Em treino marcado pela pista molhada, Alonso reclamou da demora da equipe em usar pneus slick.

“É algo que precisamos analisar. É verdade que isso aconteceu algumas outras vezes, e em muitas fomos salvos pela sorte. Precisamos melhorar. Devemos acelerar algumas comunicações e algumas outras coisas”, afirmou.

Alonso admitiu que, mesmo se desse tudo certo, a Ferrari não teria grandes motivos para esperar uma boa posição no grid. “A chuva é sempre uma loteria. Tudo pode dar certo ou errado. As duas Williams e as duas Ferraris colocaram os pneus [para pista seca] em momento equivocado. Se você acerta, como outros fizeram, sai como herói. A linha entre acerto e erro é muito tênue, e nós nos equivocamos. De toda forma, sairíamos em 9º, 10º ou 12º. Sem estarmos contentes pelo que houve, isto nos aconteceu no pior momento possível”, disse o espanhol.

Como a meteorologia não reserva boas notícias, restou ao piloto da Ferrari esperar por uma prova interessante. “As previsões meteorológicas para a corrida são parecidas com as de hoje. Ou seja, chuva intermitente durante todo o dia. Pode ser bom, mas saímos muito atrás. Por isso, temos que focar a prova com a ideia de nos divertirmos. Devemos ir para o ataque e tentar avançar o máximo possível, pois saímos com zero pontos no grid”, completou.

O GP da Inglaterra será realizado neste domingo às 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento do Placar UOL Esporte.

Fórmula 1