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Fórmula 1

Massa aumenta pressão e pede que Williams não erre mais como em Silverstone

Livio Oricchio

Do UOL, de Silverstone (Inglaterra)

05/07/2014 14h32

O resultado da definição do grid do GP da Grã-Bretanha, neste sábado, em Silverstone, garantiu que a corrida, amanhã, pode ser tudo, menos previsível.

As equipes Ferrari e Williams-Mercedes, confirmando a tradição de não serem as mais eficientes no quesito estratégia, liberaram seus pilotos para a pista, no fim do Q1, a primeira parte da classificação, com os pneus para asfalto seco quando em parte do circuito já chovia.

Assim, Valtteri Bottas larga em 14.º, Felipe Massa, 15.º, ambos da Williams, Fernando Alonso, 16º, e Kimi Raikkonen, a dupla da Ferrari, em 18º.

Massa explicou o que se passou pelo lado da Williams. "Fizeram tudo errado", definiu. "Demoramos muito para sair dos boxes, mas independente disso ainda era possível (passar para o Q2). Nós éramos 5.º e 6º e a equipe perdeu um minuto e meio a mais dos demais para trocar os pneus, o que nos daria a chance de completar uma volta a mais com a pista seca", disse.

No final do Q1 começou a chover. "Jogamos fora a chance importante de largar bem amanhã." Os pilotos sempre podem manifestar seu desejo nessas classificações onde as condições mudam. "Eu falei (para sair dos boxes), eles disseram que não havia nenhum indicação de chuva no radar e que a pista ficaria mais seca", contou Massa.

O histórico de equívocos da Williams na F1 é extenso. "Há muita coisa para melhorar na equipe, ainda, eu sabia desde o começo. Muito já foi feito, mas essa é uma área (definição das estratégias) que precisamos crescer. Temos de estudar o que aconteceu aqui em Silverstone para que não se repita."

Em 1997, no GP de Mônaco, a Williams-Renault tinha Heinz-Harald Frentzen na pole position e Jacques Villeneuve em terceiro. Em segundo largaria Michael Schumcher, da Ferrari. Sem que ninguém tivesse a menor ideia do porquê, Frentzen e Villeneuve foram para o grid com pneus para pista seca. Mas chovia.

Foi possível ver Schumacher rir da escolha da Williams. Depois da prova, Frentzen e Villeneuve disseram que a equipe consultou o radar meteorológico, como neste sábado, e ordenou o uso dos pneus lisos. Agora, 17 anos depois, a organização de Frank Williams comete o mesmo erro. Schumacher venceu, em 1997, e Frentzen e Villeneuve sequer marcaram pontos.

Não é o que Massa projeta para as 52 voltas da corrida, amanhã, com largada às 9 horas, horário de Brasília. "Temos um carro rápido nas retas, o que ajuda aqui. Não dá para lutar com a Mercedes, a Red Bull, mas a Ferrari, agora (atrás da Williams) no grid, sim, e até McLaren e Force India. A McLaren-Mercedes tem Jenson Button em terceiro e Kevin Magnussen em quinto no grid. A Force India-Mercedes, Nico Hulkenberg, em quarto, e Sergio Perez, sétimo.

O piloto que completa neste fim de semana 200 GPs, Massa, disse esperar que a Williams, depois de ter seus dois pilotos fora da classificação já no Q1, reveja a maneira de projetar as condições do clima. "Acreditar no radar em Silverstone, onde venta forte e as mudanças do clima são rápidas... É melhor usar a experiência. Com o radar é mais fácil errar."

A previsão para o horário da prova, a partir das 13 horas na Inglaterra, é de tempo instável como neste sábado na classificação.

No caso de não chover, Massa prevê que a Mercedes não terá adversários, como em todas as etapas, este ano, exceto no Canadá, em razão de problemas técnicos com o excelente modelo W05 Hybrid. Nico Rosberg vai largar na pole position e Lewis Hamilton, companheiro de Mercedes, em sexto. 

O inglês cometeu outro erro de avaliação ao acreditar que não melhoraria seu tempo, na última volta do Q3, e entrou nos boxes. A parte final da pista, contudo, estava seca, e foi onde todos ganharam vários segundos em relação aos tempos que vinham estabelecendo.

"Se chover a Red Bull tem um carro muito rápido aqui, vai andar perto da Mercedes", afirma Massa. O segundo no grid é Sebastian Vettel, da Red Bull-Renault, e Daniel Ricciardo, seu parceiro, sairá em oitavo.

A imprevisibilidade da corrida decorre da presença de carros rápidos no fim do grid, como os da Williams e da Ferrari, e de equipes com monopostos nem tão velozes nas colocações mais à frente, a exemplo da McLaren, e a Marussia-Ferrari, que brilhantemente colocou Jules Bianchi em 12.º e Max Chilton em 13.º - punido pela troca do câmbio, ele vai sair em 17º.

"Acho que podemos crescer bastante na classificação da prova porque somos rápidos nas retas e aqui em Silverstone é possível ultrapassar", afirmou Bottas. Espera-se muitas ultrapassagens ao longo das 52 voltas no seletivo traçado de 5.891 metros.

Sobre a Copa do Mundo, Massa comentou: "Neymar é um jogador importante, mas para ser campeão não se pode pensar em uma pessoa apenas. Temos de acreditar que é possível. Se antes de jogar acharmos que não dá então já acabou. Nos dois últimos jogos o Neymar não jogou tão bem e o Brasil ganhou."

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