Topo

Fórmula 1

Hamilton rechaça pedido de engenheiro e supera Rosberg em "única chance"

Britânico não esperou atrás de companheiro e ultrapassou em primeira oportunidade - Olivier Morin / AFP
Britânico não esperou atrás de companheiro e ultrapassou em primeira oportunidade Imagem: Olivier Morin / AFP

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 13h32

Para vencer o Grande Prêmio da Itália deste domingo, em Monza, Lewis Hamilton teve que desconsiderar uma orientação de seu engenheiro de corrida. Pelo rádio, Pete Bonnington pediu para o britânico esperar atrás de Nico Rosberg para tentar um ataque no fim da corrida; Hamilton, no entanto, não esperou muito tempo.

A história começou a se desenvolver na 25ª volta, quando Rosberg parou nos boxes. Hamilton parou na volta seguinte, retornando atrás do companheiro de equipe da Mercedes. Os dois ocupavam as primeiras posições, com diferença de 2s5. Pelo rádio, Bonnington pediu para que o britânico mantivesse o ritmo e esperasse para um eventual ataque no final da corrida.

Porém, não foi o que aconteceu. Primeiro, o britânico forçou o ritmo e diminuiu a diferença para 0s7. Depois, na volta 29, o alemão da Mercedes errou a freada da Curva Rettifilo pela segunda vez e passou reto pela chicane. Hamilton vinha atrás e passou o companheiro, mantendo-se em primeiro até a bandeirada.

O próprio Hamilton explicou depois o porquê da iniciativa. “(Bonnington) disse que eu deveria ficar atrás. Mas, por experiência própria, e particularmente por este ano, eu sabia que não seria bom. Tomei outra decisão”, disse o britânico. Questionado a respeito, ele deu mais detalhes sobre tal avaliação.

“O carro estava bom, e eu estava o mais próximo (de Rosberg) até então. Naquele trecho, eu sabia que, quando eu estava atrás de alguém, quando eu estava atrás de Nico com pneus mais gastos, era difícil acompanhá-lo. Eu sabia que a única chance (de ultrapassá-lo) seria no início (do trecho após as trocas de pneus). Então eu tentei”, disse.

Pelo Facebook, o próprio Nico Rosberg admitiu que Lewis Hamilton era mais rápido. Para justificar seu erro na chicane, o alemão explicou que passou reto para não deteriorar os pneus.

“Lewis foi mais rápido que eu durante o final de semana, então ele decidiu vencer. É claro isso, é muito decepcionante para mim. Tive que travar na Curva 1, então fui reto para evitar um pneu chapado. Aquilo me custou a liderança. Mas ele estava rápido atrás de mim, então eu tive que pisar fundo o tempo todo”, explicou.

Pole position na prova, Hamilton chegou a cair para a quarta posição na largada, mas recuperou a liderança. Com a vitória, foi a 216 pontos e diminuiu a diferença para Nico Rosberg na briga pelo título de 2014. O alemão da Mercedes, segundo em Monza, tem 238 pontos.

Fórmula 1