Topo

Fórmula 1

Bianchi sofreu trauma na cabeça e passa por cirurgia de emergência

Do UOL, em São Paulo

05/10/2014 08h18

O francês Jules Bianchi está em estado crítico e passa por uma cirurgia na cabeça no Hospital Geral de Mie, cidade próxima a Nagoya. As informações, inicialmente divulgadas pela TV francesa France 3, foram confirmadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

"A tomografia computadorizada mostrou que Bianchi sofreu uma grave lesão na cabeça e passa por uma cirurgia nesse momento", disse a entidade, em um comunicado. "Em seguida, ele será levado à UTI, onde será monitorado. O Hospital Geral de Mie atualizará a situação e providenciará novas informações assim que possível".

Bianchi foi removido de ambulância do autódromo de Suzuka após sofrer grave acidente nas voltas finais da Grande Prêmio do Japão, neste domingo (05). De acordo com a assessoria da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o piloto estava inconsciente ao ser levado.

O acidente com Bianchi ocorreu na 47ª volta do GP do Japão. O francês de 25 anos perdeu o controle e se chocou com um guindaste que removia o carro de Adrian Sutil em uma das áreas de escape da pista.

Logo após a colisão, o carro de segurança foi para a pista e o serviço de emergência rapidamente chegou para o atendimento ao francês. Levado ao centro médico do circuito, foi posteriormente removido a um hospital da região. O transporte não foi feito de helicóptero devido à forte chuva que atinge a região do autódromo.

"Estava ali perto, mas não quero falar mais detalhes. Só sei que a situação dele é crítica e espero que esteja em boas mãos", disse Sutil à TV Sky Sports. "Aquaplanei na curva. Na volta seguinte, no mesmo local, aconteceu o mesmo coisa com Jules".

O acidente com Bianchi fez com que o GP do Japão fosse encerrado restando seis voltas para o fim. O inglês Lewis Hamilton foi o vencedor, seguido pelos alemães Nico Rosberg e Sebastian Vettel.

Com 25 anos, Bianchi é piloto da Marussia desde o ano passado. O francês foi formado no programa de jovens pilotos da Ferrari e, antes da saída de Sebastian Vettel da Red Bull, chegou a ser cogitado como um dos possíveis substitutos de Fernando Alonso na escuderia italiana.

Fórmula 1