Topo

Fórmula 1

Cirurgia de piloto francês é bem sucedida, mas estado ainda é grave

Do UOL, em São Paulo*

05/10/2014 10h45

O francês Jules Bianchi reagiu bem à cirurgia na cabeça a que foi submetido após sofrer um grave acidente no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. Após operação bem sucedida, os primeiros relatos na França informaram que o piloto da Marussia respirava sem a ajuda de aparelhos - informação não confirmada. Bianchi foi levado para a UTI do Hospital Geral de Mie, província próxima a Nagoya, capital da província de Aichi. Seu estado, porém, ainda é grave.

Veículos de informação de França e Espanha chegaram a afirmar durante a tarde deste domingo que Bianchi respirava sem ajuda de aparelhos após a cirurgia. No entanto, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) comunicou em nota que a informação não está confirmada, e que depende de comunicado oficial do hospital ou da equipe Marussia. Outras fontes europeias falam sobre a possibilidade de uma segunda cirurgia, algo que não foi comentado pela FIA. 

De acordo com comunicado emitido FIA antes da cirurgia, Bianchi foi submetido a uma tomografia computadorizada, na qual foi constatada uma lesão na cabeça. Já o hospital anunciou que só emitirá um boletim médico sobre o estado do piloto na próxima segunda-feira.

Bianchi foi removido de ambulância do autódromo de Suzuka após sofrer grave acidente nas voltas finais da Grande Prêmio do Japão, neste domingo (05). De acordo com a assessoria da FIA, o piloto estava inconsciente ao ser levado.

O acidente com Bianchi ocorreu na 47ª volta do GP do Japão. O francês de 25 anos perdeu o controle e se chocou com um guindaste que removia o carro de Adrian Sutil em uma das áreas de escape da pista.

Logo após a colisão, o carro de segurança foi para a pista e o serviço de emergência rapidamente chegou para o atendimento ao francês. Levado ao centro médico do circuito, foi posteriormente removido a um hospital da região. O transporte não foi feito de helicóptero devido à forte chuva que atinge a região do autódromo.

O acidente com Bianchi fez com que o GP do Japão fosse encerrado restando seis voltas para o fim. O inglês Lewis Hamilton foi o vencedor, seguido pelos alemães Nico Rosberg e Sebastian Vettel.

Com 25 anos, Bianchi é piloto da Marussia desde o ano passado. O francês foi formado no programa de jovens pilotos da Ferrari e, antes da saída de Sebastian Vettel da Red Bull, chegou a ser cogitado como um dos possíveis substitutos de Fernando Alonso na escuderia italiana.

*Atualizado às 18h07

Fórmula 1