Topo

Fórmula 1

Perez cobra repostas da FIA e diz que acidente de Bianchi foi 'inaceitável'

Mexicano da Force India cobrou safety car para retirada de carros de pilotos - Clive Mason/Getty Images
Mexicano da Force India cobrou safety car para retirada de carros de pilotos Imagem: Clive Mason/Getty Images

Das agências internacionais

Em Sochi (Rússia)

09/10/2014 08h21

O piloto mexicano Sergio Perez, da Force India, descreveu como “totalmente inaceitável” o acidente sofrido por Jules Bianchi no Grande Prêmio do Japão do último domingo. Em declarações nesta quinta-feira, Perez cobrou explicações de dirigentes para o que ocorreu com o francês da Marussia no Circuito de Suzuka.

”Não é aceitável”, disse o piloto da Force India. “Temos que procurar por respostas da FIA para o que aconteceu neste trágico acidente. Temos que nos assegurar de que eles nos escutarão”, acrescentou.

O piloto – que, assim como Bianchi, foi revelado pela Academia de Pilotos da Ferrari – acredita que a Fórmula 1 deveria rever o uso do safety car, tornando-o obrigatório quando veículos de remoção estiverem em ação. No momento da batida de Bianchi, um trator removia a Sauber de Adrian Sutil e foi atingido pela Marussia do francês.

“Quando o trator vier para retirar o carro, precisamos do safety car, não importa em quais condições”, pediu o piloto mexicano, com passagens por Sauber e McLaren. “Sempre há risco, mesmo se estiver seco, porque você expõe comissários e várias outras pessoas. Você pode ter pilotos perdendo os freios”, alertou.

À imprensa, Perez admitiu a dificuldade para não pensar no acidente de Jules Bianchi, e lembrou os riscos aos quais os pilotos estão expostos.

“Estou aqui com vocês (jornalistas), mas seu subconsciente pensa o tempo em nosso amigo Jules. O que aconteceu no domingo foi um grande choque para nós. Para todo mundo envolvido no paddock da Fórmula 1, foi um grande choque”, disse.

“Você sempre percebe o risco, mas sempre pensa que não vai acontecer com você. Quando você vê que aconteceu com um cara que estava perto de você no último domingo e que ele não está com você, que ele está em uma situação muito difícil, faz você pensar em um monte de coisas”, completou.

Fórmula 1