Topo

Fórmula 1

Saiba o que Hamilton e Rosberg precisam para ser campeão sem torcer contra

Do UOL, em São Paulo

13/10/2014 06h00

Com a vitória no GP da Rússia, no domingo, o piloto britãnico Lewis Hamilton abriu 17 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe (291 a 274), o alemão Nico Rosberg.

Restando três provas para o fim, cada piloto pode alcançar no máximo 100 pontos. Isso porque a última etapa, nos Emirados Árabes, dia 23 de novembro, terá a sua pontuação dobrada.

Hamilton, portanto, precisa de mais 83 pontos para ser campeão sem depender de ninguém.

Antes do GP em Yas Marina estão agendadas as provas nos Estados Unidos (dia 2 de novembro), no Circuito das Américas, em Austin, e no Brasil, dia 9, em Interlagos, São Paulo.

Em um eventual empate de pontos no fim, Hamilton leva a melhor por ter mais vitórias (ele já soma nove no ano, contra quatro de Rosberg).

Só existe uma possibilidade de Rosberg ser campeão sem depender da pontuação de Hamilton: vencer as três provas.

Embora a centralização da disputa do título aos pilotos da Mercedes, a matemática ainda possibilita até Daniel Ricciardo de ser campeão. Mas a chance é mínima. Para levar a taça, o australiano da Red Bull teria que vencer as três provas restantes e torcer para que Hamilton não faça mais do que 7 pontos e que Rosberg não some mais do que 24 pontos.

Fórmula 1