GP dos EUA testa "safety car virtual" para diminuir riscos em acidentes
O Grande Prêmio dos Estados Unidos contará com um “satefy car virtual” para evitar acidentes como o sofrido pelo francês Jules Bianchi (Marussia) no Grande Prêmio do Japão. A informação foi divulgada pelo site da BBC, que diz que a novidade será testada e avaliada nos treinos livres desta sexta-feira.
O sistema tenta diminuir a velocidade dos carros que passam pela região de um acidente. A possibilidade de contar com “limitador de velocidade” já havia sido levantada antes do Grande Prêmio da Rússia pelo próprio Charlie Whiting, diretor de corridas e delegado de segurança da FIA.
Em caso de acidente, os pilotos terão sua velocidade reduzida em 35% do esperado em comparação a um carro em volta sobre pista seca. Caso os pilotos excedam a velocidade permitida, disponibilizada nos volantes dos carros, serão penalizados.
Atualmente, a Fórmula 1 exige que os pilotos diminuam a velocidade e registrem voltas acima de um tempo anunciado para a entrada do safety car em caso de acidente. O teste nos Estados Unidos servirá para a FIA estudar a possibilidade de adotar a medida em caráter oficial no próximo ano.
Jules Bianchi, protagonista do acidente no Japão, segue hospitalizado no Japão. O painel da FIA que investiga o caso deverá anunciar seu relatório oficial em 3 de dezembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.