Topo

Fórmula 1

Felipe Massa releva erro da Williams que lhe custou o pódio no GP dos EUA

Do UOL, em São Paulo

02/11/2014 23h10

Ultrapassado na segunda parada para troca de pneus, Felipe Massa viu a chance de pódio no GP dos EUA lhe escapar pelas mãos perto do fim da prova. Após ter de se contentar com o quarto lugar, o brasileiro preferiu não entrar em atrito com a Williams.

“Eu tive um bom começo e nós mostramos um bom ritmo durante a corrida, mas infelizmente um pitstop mais lento que o normal permitiu que o Ricciardo me passasse, e isso custou o pódio, que era possível”, disse Felipe Massa ao site oficial da escuderia, sem entrar em atritos.

“Essas coisas acontecem, o time vem operando em um nível muito alto com os pitstops nessa temporada, então temos de superar isso rapidamente. Temos de ver esse fim de semana de forma positiva, já que nós somamos mais pontos no Mundial de Construtores que nossos rivais”, disse o brasileiro.

O terceiro lugar de Massa estava seguro até a parada em questão. A confusão começou com a Williams chamando Valteri Bottas, que estava em quinto, antes do brasileiro, quando a preferência natural costuma ser de quem está na frente.

Quando Massa parou, na volta seguinte, a troca foi mais lenta do que se poderia imaginar e permitiu que Ricciardo fizesse a ultrapassagem. Dali até o fim da corrida, o australiano da Red Bull não largou mais a posição. Na visão do engenheiro, a velocidade do rival pesou.

“Nós estamos um pouco desapontados porque perdemos lugares em relação às posições de largada, mas no fim Ricciardo foi mais rápido que a gente. Nós vamos analisar a estratégia e nosso pitstop e ver se poderíamos fazer algo diferente”, disse Rob Smedley.

O pódio em Austin, no Texas, seria o segundo de Felipe Massa na temporada – ele foi terceiro colocado no GP da Itália. Na disputa geral, ele está 72 pontos atrás de Bottas, seu companheiro de equipe, que conseguiu cinco pódios ao longo do ano e é o quarto colocado no Mundial de pilotos. 

Fórmula 1