Topo

Fórmula 1

Hamilton abre 24 pontos de vantagem, mas não poderá ganhar título no Brasil

Do UOL, em São Paulo

02/11/2014 19h47

Com a vitória no GP dos EUA, neste domingo, Lewis Hamilton abriu 24 pontos sobre Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes e grande rival na briga pelo título. A vantagem é considerável, mas o segundo lugar do alemão no Texas fez com que a decisão da temporada da Fórmula 1 ficasse necessariamente para a última etapa, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

No próximo domingo, em Interlagos, o melhor dos cenários para Lewis Hamilton é uma vitória com abandono de Nico Rosberg. Ainda assim, o inglês abriria uma vantagem de 49 pontos. Como o GP de Abu Dhabi distribui pontuação dobrada, por ser o último, o alemão ainda poderia dar o troco ao vencer nos Emirados com o colega de equipe fora da zona de pontuação.

Esse cenário extremo, porém, serve apenas para garantir que o desfecho da disputa ficará para o fim. Ser campeão no Brasil, afinal, não é uma prioridade para Hamilton, que está mais preocupado em garantir seu segundo título. Para esse propósito, o GP dos EUA serviu perfeitamente.

A vitória no Texas permite que o inglês seja campeão com dois segundos lugares, ainda que Rosberg vença tanto no Brasil quanto em Abu Dhabi. Neste cenário, o alemão somaria 75 pontos contra 54 do inglês e tiraria 21 pontos da vantagem do atual líder. Com isso, Hamilton seria campeão com três de dianteira.

Hoje é difícil imaginar um cenário em que as duas Mercedes não briguem pelas duas primeiras posições. Dominantes na Fórmula 1 em 2014, os dois fizeram a dobradinha em dez das 17 corridas da temporada. Das outras sete, só em três oportunidades a equipe alemã não venceu a prova em questão.

Por isso, o cenário mais provável nas duas últimas corridas do ano é uma disputa particular entre Hamilton e Rosberg, como já vem ocorrendo. E pela matemática, somente bater o companheiro de equipe não será o suficiente.

Fórmula 1