Topo

Fórmula 1

Antes descartado, Vergne vira favorito a vaga na Toro Rosso para 2015

Francês seria substituído por Verstappen; agora, pode ser companheiro de holandês - Getty Images
Francês seria substituído por Verstappen; agora, pode ser companheiro de holandês Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/11/2014 10h00

Jean-Eric Vergne foi descartado como piloto pela Toro Rosso para a temporada 2015. No entanto, uma reviravolta tratou de recolocar o francês nos planos do time para o próximo ano.

Vergne foi dado como carta fora do baralho quando o time anunciou que teria Max Verstappen como titular na próxima temporada. Desta forma, apenas um dos atuais titulares seria mantido – e, para azar do francês, o eleito foi o russo Daniil Kvyat.

A dupla da Toro Rosso em 2015 teria Kvyat e Verstappen, até que veio uma reviravolta considerável: na Red Bull, equipe matriz da Toro Rosso, Sebastian Vettel anunciou que correria por uma rival em 2015. Para ocupar a vaga do alemão, a escuderia agiu rápido e promoveu Daniil Kvyat, que correrá ao lado do australiano Daniel Ricciardo.

Aí, a vaga na Toro Rosso ao lado do estreante Verstappen ficou aberta. Vários jovens nomes do programa de revelação de pilotos são sondados desde então – Carlos Sainz Jr., Pierre Gasly, Alex Lynn são os principais. No entanto, depois de resistir por algum tempo, a equipe italiana finalmente cedeu e admitiu que Vergne pode permanecer onde está após o fim de 2014.

”A situação ainda está aberta. Acho que os pilotos na lista para a Toro Rosso são: Jean-Eric (Vergne), Carlos Sainz, Pierre Gasly e Alex Lynn. Os quatro são pilotos da Red Bull, e (o escolhido) certamente será um piloto da Red Bull”, disse Franz Tost, chefe de equipe da Toro Rosso, ao site oficial da Fórmula 1.

O francês voltou à lista com força para que a Toro Rosso possa contar ao menos com um piloto experiente como titular em 2015. Max Verstappen começou a participar de treinos livres no fim de 2014, enquanto os outros três ainda disputam categorias de acesso.

O próprio Verstappen defende a permanência do francês. ”Acho que é importante manter Jean-Eric. Será de grande ajuda”, disse o holandês durante os treinos livres para o GP dos EUA. “Ele já tem experiência com pneus, então vai me ajudar muito com isso. Mas acho que, em geral, é uma grande ajuda para a equipe”, acrescentou.

Vergne foi também elogiado por Franz Tost, que apontou o francês como favorito à permanência. “Estou convencido de que Jean-Eric pode fazer um bom trabalho se tiver um carro competitivo. Ele já mostrou isso algumas vezes. Pessoalmente, eu gostaria de permanecer com ele – mas precisamos esperar e ver o que a Red Bull decide”, afirmou.

Fórmula 1