Topo

Fórmula 1

Caterham terá Kobayashi em Abu Dhabi, mas segundo piloto ainda é mistério

Companheiro de Kamui Kobayashi em última etapa de 2014 não foi anunciado - Rob Griffith/AP
Companheiro de Kamui Kobayashi em última etapa de 2014 não foi anunciado Imagem: Rob Griffith/AP

Do UOL, em São Paulo

16/11/2014 21h59

A Caterham anunciou neste domingo um de seus pilotos para a última etapa da temporada 2014 da Fórmula 1. Sem surpresas, o japonês Kamui Kobayashi foi mantido entre os titulares da equipe em Abu Dhabi.

“Estou feliz por correr em Abu Dhabi. As últimas semanas não foram fáceis, então será bom estar de volta ao carro para trabalhar com os integrantes da equipe”, disse Kobayashi, em comunicado oficial divulgado pela equipe.

A confirmação do japonês como titular da equipe aumenta a briga pela segunda vaga da Caterham em Abu Dhabi. Sem o sueco Marcus Ericsson, que rompeu seu contrato com o time, pelo menos cinco pilotos disputam o segundo carro: Roberto Mehri (Espanha), André Lotterer (Alemanha), Rubens Barrichello (Brasil), Jolyon Palmer e Alice Powell (Grã-Bretanha).

”A equipe está feliz por ter Kamui a bordo na corrida deste final de semana em Abu Dhabi. Kamui é um piloto muito talentoso e deveria estar no carro – é o lugar ao qual ele pertence. Depois do período de incerteza recente da Caterham F1, a equipe está feliz, como parte do plano de reestruturação, por colocar seus carros de novo na pista”, afirmou Finbarr O’Connell, administrador legal da Caterham.

A equipe se ausentou de duas etapas da temporada (Estados Unidos e Brasil) por conta de problemas financeiros. O time apelou para o crowdfunding, uma espécie de ‘vaquinha’ virtual, para sanar a dívida de 2,35 milhões de libras em uma semana.

Especula-se que parte da dívida tenha sido quitada pelo patrocinador trazido por um dos pilotos que tem interesse na vaga para Abu Dhabi, e que pode se tornar titular em 2015 caso a equipe sobreviva à virada do ano. A Caterham diz que seu segundo piloto para a corrida em Yas Marina “será anunciado no devido momento”.

”Esta equipe está trabalhando duro e nunca desiste. Merecemos correr em Abu Dhabi, e estou muito feliz por conseguirmos correr graças ao crowdfunding. Agora, é nossa vez de mostrarmos o que podemos fazer. Tentaremos nosso melhor no próximo fim de semana, e esperamos terminar a temporada com um resultado positivo para o futuro desta equipe”, completou Kobayashi.

Fórmula 1