Topo

Fórmula 1

Equipes querem 'carro coletivo' para desenvolver peças e poupar verba na F1

Sauber, Lotus e Force India brigam por redução de custos na Fórmula 1  - REUTERS/Adrees Latif
Sauber, Lotus e Force India brigam por redução de custos na Fórmula 1 Imagem: REUTERS/Adrees Latif

Do UOL, em São Paulo

25/02/2015 16h46

A Fórmula 1 pode lançar mão de uma iniciativa inusitada em busca de uma solução para os problemas financeiras das equipes que formam o atual grid. Segundo o site da revista Autosport, existe a possibilidade de a categoria contar um “carro coletivo”, de forma a desenvolver peças para equipes de menor orçamento.

As responsáveis por tal iniciativa seriam Lotus, Force India e Sauber, as chamadas ‘rebeldes’ que ameaçaram boicotar etapas da reta final da temporada 2014 se não obtivessem garantias financeiras. Em 2015, as três seguem com problemas orçamentários.

Desta forma, as três buscam a implantação do chamado “carro núcleo”, que desenvolveria equipamentos como chassis. Às equipes, restaria o trabalho com peças como asas dianteiras e traseiras.

“A divisão de recursos ajudaria a diminuir os custos, enquanto permitindo o desenvolvimento individual de itens como asas e outras estruturas para assegurar que cada equipe tivesse um carro com aparências diferentes”, afirma o site da revista.

A publicação afirma ainda que as equipes maiores – McLaren, Ferrari, Mercedes, Williams e Red Bull – são contra a posição, já que as regras atuais contemplam o compartilhamento de tecnologia entre equipes. Exemplo disso é a parceria entre a Haas (que entrará na F1 em 2016) e a Ferrari.

Fórmula 1