Topo

Fórmula 1

Colegas defendem briga de Van der Garde: "Pilotos têm de ser respeitados"

Van der Garde comprovou na justiça que está sob contrato e pode roubar vaga de Nasr - Mark Thompson/Getty Images
Van der Garde comprovou na justiça que está sob contrato e pode roubar vaga de Nasr Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/03/2015 07h41

Os pilotos da Fórmula 1 saíram em defesa a Giedo van der Garde depois do holandês ter garantido na justiça o direito de correr pela Sauber no GP da Austrália. A equipe havia firmado um contrato com o piloto garantindo que ele seria titular em 2015 e, meses depois, assinou com Felipe Nasr e Marcus Ericsson.

O time manteve a dupla planejada na inscrição oficial enviada à Federação Internacional de Automobilismo, mesmo tendo sido derrotada nos tribunais, e a briga parece não ter chegado ao fim.

Porém, os pilotos acreditam que Van der Garde está certo em lutar por seus direitos. Jenson Button, da McLaren, ficou particularmente impressionado com a alegação da equipe de que, como o holandês não tinha participado da pré-temporada, apresentaria um risco para os demais se estivesse no grid.

“A parte que mais me surpreende são os comentários da Sauber dizendo que ele pilotar o carro seria uma questão de segurança. Para mim é uma pena que eles escolheram essa direção, porque a segurança é sempre uma preocupação no esporte a motor e não deveríamos usar isso para qualquer coisa.

Pessoalmente, não acho que ele traria uma questão de segurança se estivesse pilotando. Acho que é injusto usar isso contra Giedo.”

Quem também defendeu o holandês foi Nico Hulkenberg, da Force India. Perguntado se surpreendia-se com a confusão dos contratos, o ex-piloto da Sauber disse que não, e completou: “Acho que o que ele fez foi justo. Ele só está lutando pelo que merece e pelo que foi prometido a ele”, disse o alemão.

O companheiro de Hulkenberg e também ex-piloto da Sauber, Sergio Perez, concordou com o alemão – e salientou que situações como a de Van der Garde ou mesmo casos de dívidas entre equipes e pilotos estão longe de serem incomuns na Fórmula 1.

“É algo que não é bom, mas ao mesmo tempo as pessoas não deveriam ser tratadas dessa maneira – é uma situação que mostra que os pilotos têm de ser respeitados”, argumentou. “Se existe um contrato, ele deve ser respeitado, porque há regras e elas têm de ser seguidas. Ás vezes, na Fórmula 1, você ouve histórias sobre pilotos terem contratos ou pilotos que não receberam por três ou quatro anos. Giedo é um bom exemplo, os pilotos deveriam lutar por seus direitos – não só pilotos, mas todos que trabalham na F-1.”

Na quarta-feira, Felipe Massa também tinha apoiado a causa de Van der Garde. "É muito triste ver isso acontecendo só a alguns dias da primeira corrida. Não estou feliz – talvez mais pelo que a equipe está fazendo, ao assinar com três pilotos para o campeonato. Um tinha contrato e então eles assinaram com outros dois… fico muito triste."

Para o brasileiro, a briga judicial às vésperas do início da temporada "não é boa para o esporte". "Espero que eles lidem com a situação da manheira correta. Mas não faço ideia de quem eles vão colocar no carro."

Fórmula 1