Topo

Fórmula 1

Felipe Nasr tem estreia confirmada após acordo entre Sauber e Van der Garde

Do UOL, em São Paulo

13/03/2015 20h35

Felipe Nasr fará mesmo sua estreia na Fórmula 1 no GP da Austrália. Após uma novela que se arrastou por quase toda a semana, o brasileiro está confirmado na corrida. O fato se deu depois de um acordo entre a Sauber e o piloto holandês Giedo van der Garde, que retirou a ação contra a equipe suíça. Com isso, Nasr e Marcus Ericsson disputarão nas próximas horas um lugar no grid de largada da primeira corrida da temporada 2015.

"Pelo respeito ao interesse do automobilismo e da Fórmula 1, eu decidi desistir de meus direitos legais para a corrida deste fim de semana. A decisão tem sido muito difícil para mim, mas eu também gostaria de respeitar o interesse da FIA, da Sauber e de Nasr e Ericsson", disse Van der Garde por meio do Facebook.

O julgamento da ação movida por ele para garantir que a Sauber lhe desse uma das vagas na equipe nem chegou a ocorrer. Na pior das hipóteses, Monisha Kaltenborn, chefe da equipe, poderia ser presa. Além disso, os equipamentos seriam apreendidos. 

O holandês disse também que continuará negociando com a equipe na próxima semana para "encontrar uma solução mutuamente aceitável" para o caso. No julgamento da última quarta-feira, o holandês conseguiu comprovar que tinha contrato com a Sauber. Com isso, a corte australiana deu parecer favorável a ele.

A Sauber, por sua vez, recorreu da sentença. Na defesa, a equipe alegou que seria perigoso colocar um piloto que não participou da pré-temporada no carro. No dia seguinte, porém, a corte negou o apelo. Mesmo assim, a equipe incluiu Nasr e Ericsson na lista dos pilotos do GP da Austrália.

Após permanecerem nos boxes por toda a primeira sessão, os pilotos da Sauber foram os primeiros a ir para a pista nos treinos desta sexta-feira. Felipe Nasr fechou com o 11º tempo, superando Ericsson, que terminou com 15º tempo.

Fórmula 1