Topo

Fórmula 1

As cinco estreias mais arrasadoras da história da Fórmula 1

Mark Webber vai às lágrimas depois de ser quinto com a Minardi em 2002 - Reuters
Mark Webber vai às lágrimas depois de ser quinto com a Minardi em 2002 Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/03/2015 14h56

Felipe Nasr se tornou o único brasileiro a pontuar em uma corrida de estreia na Fórmula 1 neste último final de semana, na Austrália, ao conquistar o quinto lugar com a Sauber, equipe que não havia pontuado nenhuma vez sequer ano passado. Assim, juntou-se a uma lista de pilotos que causaram boa impressão em suas primeiras corridas.

Pilotos como Sebastian Vettel, Daniil Kvyat e Nico Rosberg também pontuaram em suas primeiras corridas. Porém, há na história exemplos daqueles que se tornaram os grandes destaques das provas em que estrearam. Confira a lista das cinco estreias mais marcantes da história da Fórmula 1:

Lewis Hamilton – GP da Austrália de 2007

Hamilton - Mark Thompson/Getty Images - Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images
Lewis Hamilton estreou na McLaren em 2007 com ares de garoto-prodígio, mas muitos questionavam a opção de um time tão tradicional por um piloto inexperiente de 22 anos. O inglês se classificou em quarto, a apenas três décimos do então companheiro e já bicampeão do mundo, Fernando Alonso.

Na corrida, chamou a atenção logo na largada, quando ultrapassou, por fora, Nick Heidfeld, da BMW, e o espanhol, demonstrando o arrojo que seria sua marca na carreira. Durante a corrida, Hamilton não cometeu erros, apesar de ter perdido a segunda colocação para Alonso nos boxes, e fechou a estreia no pódio.

Jacques Villeneuve – GP da Austrália 1996

villeneuve - Mike Cooper/ALLSPORT - Mike Cooper/ALLSPORT
Imagem: Mike Cooper/ALLSPORT
Filho de uma das grandes lendas da categoria, Gilles, a bordo do melhor carro do grid, a Williams, e vindo do título da Fórmula Indy, Jacques Villeneuve estreou com pompa em 1996. Porém, muitos duvidavam que o canadense se adaptaria rapidamente à F-1.

As dúvidas logo ficaram para trás quando Villeneuve conquistou a pole position logo em sua primeira corrida. No domingo, caminhava para a vitória até que um vazamento de óleo fez com que ele tivesse de diminuir o ritmo e ceder a vitória para o então companheiro Damon Hill.

Giancarlo Baghetti – GP da França de 1961
Beneficiado por uma coalizão de donos de equipe italianos, que cediam carros para jovens promissores, Giancarlo Baghetti foi inscrito com uma Ferrari independente no GP da França de 1961. Na corrida, viu os três pilotos da equipe oficial da Scuderia, Wolfgang von Trips, Richie Ginther e Phil Hill abandonarem e superou o Porsche de Dan Gurney nos 100m finais para vencer em sua estreia.

Até hoje, Baghetti é o único piloto a ter vencido sua primeira prova. Giuseppe Farina entra nas estatísticas por ter ganhado a primeira prova da história da categoria e, por conseguinte, de sua carreira, em 1950. No mesmo ano e por motivo semelhante, Johnnie Parsons entrou na história pela conquista das 500 Milhas de Indianápolis, que valia para o mundial de F-1, mas raramente contava com pilotos da categoria.

Jean Alesi – GP da França de 1989

Alesi - Pascal Rondeau/Getty Images - Pascal Rondeau/Getty Images
Imagem: Pascal Rondeau/Getty Images
O jovem francês chegou desacreditado para sua estreia, que ocorreria no meio do campeonato. Jean Alesi substituiria Michele Alboreto na Tyrrell: o dono do time, Ken Tyrrell, chegou a dizer para o então empresário de Alesi, Eddie Jordan, que não acreditava que o piloto de 25 anos sequer se classificaria.

Mas o experiente Tyrrell não poderia estar mais errado: com um carro acostumado ao meio do pelotão, Alesi se classificou em 16º entre 26 carros, evitou um grande acidente na largada e chegou a andar em segundo. No final, chegou em quarto, atrás apenas de nomes já consagrados na época, Prost, Mansell e Patrese.

Mark Webber – GP da Austrália de 2002
Fazer sua primeira corrida na Fórmula 1 com a pior equipe no grid não gera das melhores expectativas, mas Mark Webber deixou isso para trás ao aproveitar as oportunidades de uma prova caótica e pular de 18º no grid para o quinto lugar na linha de chegada. De Minardi.

A corrida, que teve uma série de abandonos, tomou ares dramáticos no final: Webber conseguiu escapar de uma batida que envolveu vários carros e, nas voltas finais, segurou Mika Salo, que vinha bem mais rápido com sua Toyota, para chegar em quinto. A festa foi tanta que o piloto da casa até subiu ao pódio para comemorar.

Fórmula 1