Topo

Fórmula 1

De escapada no box a largada queimada: os 6 erros bizarros do GP da China

Sonho do título no ano de estreia começou a virar pesadelo para Hamilton na China em 2007 - Clive Mason/Getty Images
Sonho do título no ano de estreia começou a virar pesadelo para Hamilton na China em 2007 Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 06h00

Presente na temporada da Fórmula 1 há 11 anos, o GP da China já teve de tudo. Literalmente. De erros primários de campeões do mundo a título jogado fora na entrada dos boxes, a prova disputada no circuito de Xangai é marcada por situações bizarras. Neste ano, a corrida terá treinos livres a partir das 23h desta quinta-feira, classificação às 4h do sábado e a largada às 3h do domingo.

1. Corrida ‘do título’ de Hamilton acaba na brita
Em 2007, sua temporada de estreia, Lewis Hamilton chegava à China líder e com grandes chances de conquistar o título com duas corridas para o fim. O inglês terminar na frente do então companheiro Fernando Alonso e impedir que Kimi Raikkonen ganhasse 6 pontos a mais que ele para sair de Xangai campeão.

Hamilton largou na pole, mas sofreu mais que Raikkonen com a degradação dos pneus e foi ultrapassado pelo finlandês. Mesmo vendo seu piloto com os pneus deteriorados, a McLaren decidiu mantê-lo na pista. Quando Hamilton finalmente parou, não conseguiu fazer a curva da entrada dos boxes e ficou atolado na caixa de brita, abandonando. Na etapa seguinte, um novo erro o fez perder o título para Raikkonen.

2. Schumacher rodando sozinho
O GP da China estreou na Fórmula 1 em 2004. E já teve seu momento incomum logo na primeira prova: o heptacampeão Michael Schumacher rodou sozinho na classificação e largou do pit lane.

Schumacher já era campeão daquela que foi uma das suas temporadas mais dominantes na Scuderia. O alemão, que acabou largando na pior posição desde que havia chegado na Ferrari, em 1996, culpou o equipamento. “Temos a noite inteira para testar o carro e ver se algo está errado e temos a chance de resolver isso.” Na corrida, contudo, Schumacher foi apenas o 12º, enquanto seu então companheiro, Rubens Barrichello, venceu pela última vez pelo time italiano.

3. Melhor largada da vida de Alonso. Só que não
Em terceiro no grid de largada do GP da China de 2010, Fernando Alonso surgiu como um míssil para tomar a liderança logo na primeira curva da prova. Mas o replay mostrou que o espanhol havia queimado claramente a largada.

Foi o único erro do tipo de Alonso na carreira. O espanhol foi unido com um drive-through e chegou em quarto lugar. “Meus reflexos me deixaram na mão”, justificou. Para quem perderia aquele campeonato por quatro pontos, foi um erro que custou caro.

Alonso GP da China 2010 - Paul Gilham/Getty Images - Paul Gilham/Getty Images
Imagem: Paul Gilham/Getty Images
4. A corrida que acabou antes da hora
Há casos na Fórmula 1 de corridas que são encerradas antes do fim por conta da chuva, mas não foi esse o caso do GP da China de 2014. Lewis Hamilton recebeu a bandeirada uma volta antes das 56 previstas. Como a regra diz que, em circunstâncias em que uma corrida é encerrada antes do fim, vale a classificação da volta anterior, oficialmente o GP foi terminado com 54 voltas.

“Foi estranho, pensei que eu estava vendo coisas!”, brincou Hamilton após a prova. “Tirei o pé por um segundo e depois vi que não tinha ninguém da equipe vibrando. Perguntei para a equipe e eles disseram que a prova não tinha acabado.” Para sorte do comissário que deu a bandeirada na hora errada, nenhuma posição foi alterada nas voltas finais.

5. Deu branco em Button
Jenson Button lutava por posição com Sebastian Vettel no GP da China de 2011 quando ambos pararam na mesma volta nos boxes. O inglês, contudo, se confundiu e parou no box da Red Bull e acabou sendo ultrapassado. “Ele obviamente quer tanto pilotar pela Red Bull que até parou lá”, brincou o então chefe de Vettel, Christian Horner.

Erros do tipo foram cometidos outras vezes, por Hamilton e Felipe Massa, mas em ambos os casos a confusão foi com mecânicos com macacões parecidos. No caso de Button, os funcionários da McLaren usam branco e os da Red Bull, azul escuro. “Pensei ‘ai meu Deus, não acredito que fiz isso!’ Pode parecer engraçado de fora, mas há várias regulagens para fazer no volante, não é como parar no semáforo na rua”, se defendeu.

6. Um final de semana para esquecer
Chegando no GP da China de 2013, Mark Webber estava descontente com a Red Bull, que pouco fez em relação a Sebastian Vettel após o GP da Malásia, quando o alemão desafiou as ordens do time e ganhou a prova. E o ânimo do australiano não deve ter melhorado muito quando ficou sem combustível na classificação e largou em último.

Na corrida, a roda do carro de Webber não foi bem presa, se soltou na saída dos boxes e provocou seu abandono. Poucos meses depois, o piloto anunciou sua aposentadoria.

Fórmula 1