Topo

Fórmula 1

Com pandas e doces, pilotos convivem com 'excesso de bagagem' na China

Do UOL, em São Paulo

11/04/2015 13h00

Os pilotos da Fórmula 1 já sabem: quando chega a época do GP da China, o melhor é viajar com espaço de sobra na mala. Afinal, uma das marcas registradas dos fãs chineses desde que a categoria passou a sediar uma prova no país, em 2004, é a grande quantidade de presentes, geralmente relacionados à cultura local. E pandas. Muitos pandas.

“Os pequenos broches são bem legais”, diz o piloto da McLaren, Jenson Button. “Eles colocam caras de urso neles... são pandas na verdade. Tirando isso, ganhei coisas tradicionais, como pauzinhos para comer. É ótimo, adoro vir aqui, sempre levo muita coisa para casa.” 

Mas às vezes os fãs exageram. Sebastian Vettel ganhou um presente tão grande que não conseguiu levá-lo para de volta para a Europa. “Eu tive uma experiência com o panda: ganhei um de pelúcia – não de tamanho real, obviamente. Mas era muito grande para levar para casa então eu tive de deixar na China. Isso faz alguns anos. É legal quando você ganha algo pequeno para levar, mas aquele era grande demais. Não dava para pagar um lugar extra no avião”, brincou o tetracampeão.

Outro que sempre conta com o carinho da torcida chinesa e costuma ver bandeiras brasileiras empunhadas por chineses no final de semana de corrida é Felipe Massa. Mas, no caso do piloto da Williams, os presentes não são apenas para ele: seu filho, Felipinho, de cinco anos, é quem sai no lucro. “Sempre ganho vários livros em que eles colocam fotos dos fãs. Isso é incrível. Eu tenho um museu em que gosto de colocar tudo, inclusive estes presentes. Ganho muitas coisas para meu filho também, presentes e doces.”

Os doces também agradaram Romain Grosjean, da Lotus. “Ganhei vários biscoitos quando cheguei no aeroporto. Depois de um voo longo, isso foi muito bom”. O francês é um dos pilotos normalmente menos badalados que se tornam estrelas quando chegam na China, assim como Nico Hulkenberg, que revelou ter ganho um presente no mínimo inusitado: “Deram uma revista de viagem para eu saber o que tem para fazer em Xangai”, contou.

Fórmula 1