Topo

Fórmula 1

Ex-rival compara novato de 17 anos a Michael Schumacher e Ayrton Senna

Verstappen é o estreante mais jovem da história da F-1 - Peter Fox/GettyImages
Verstappen é o estreante mais jovem da história da F-1 Imagem: Peter Fox/GettyImages

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 14h27

Max Verstappen foi um dos grandes assuntos da pré-temporada da Fórmula 1 devida à pouca idade e experiência, mas está chamando a atenção nas primeiras etapas do campeonato pela segurança com que encara o desafio de estrear na categoria com apenas 17 anos. Tanto, que já está sendo comparado a Ayrton Senna e Michael Schumacher por um ex-rival do piloto brasileiro.

“Verstappen estará em uma equipe com condições de ser campeão do mundo antes dos 20 anos. Ele está mostrando todas as marcas de um Senna, de um Schumacher, na minha opinião”, disse Martin Brundle, ex-piloto da F-1, que hoje é o principal comentarista da TV britânica.

Brundle chegou a rivalizar com Senna na Fórmula 3, antes do brasileiro chegar à categoria principal, e foi companheiro de equipe de Schumacher em 1992. O britânico, que correu na Fórmula 1 de 1984 a 1996, conquistando nove pódios, se mostrou impressionado pela maturidade demonstrada pelo novato.

“Temos uma superestrela em nossas mãos em termos de marketing. Quanta confiança ele mostra no carro”, avaliou o ex-piloto da Benetton e McLaren. “Ele é um cara jovem, mas com uma cabeça de quem é mais velho. Ele é calmo. Vai cometer erros, com certeza vai, mas ele tem a velocidade e não está demonstrando sua falta de experiência.”

Nas suas três primeiras corridas, Verstappen pontuou apenas em uma, na Malásia. Porém, nas duas oportunidades em que abandonou, estava no top 10 quando sofreu quebras. O holandês da Toro Rosso é o estreante mais jovem da história da Fórmula 1.

Fórmula 1