Topo

Fórmula 1

McLaren diz melhorar 0s5 por corrida e espera lutar pela ponta em breve

Button e Alonso ainda não pontuaram no campeonato - GREG BAKER/AFP
Button e Alonso ainda não pontuaram no campeonato Imagem: GREG BAKER/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 08h59

A McLaren só consegue superar a nanica Manor nas classificações e tem ficado à frente somente de quem tem problemas nas corridas, mas está otimista depois não apenas de completar o GP da China com ambos os carros pela primeira vez na temporada, como também pelos avanços obtidos desde o início do ano.

Segundo as estimativas da equipe de Fernando Alonso e Jenson Button , a desvantagem do carro em relação aos ponteiros era de 3s na primeira etapa e tem diminuído em cerca de 0s5 a cada prova, chegando ao patamar de 2s na China. Essa melhora está relacionada à capacidade da equipe e de sua parceira no fornecimento de motores, a Honda, em analisar os dados e entender melhor o projeto.

Isso porque o sofrimento da McLaren neste início de temporada é explicado pela falta de experiência da Honda com a atual tecnologia dos motores V6 turbo híbridos, o que causou muitos atrasos na preparação da equipe na pré-temporada. Por isso, cada volta que Alonso e Button conseguem dar nos treinos e corridas é importante.

Esses fatores explicam por que, depois de terminar o GP da China com ambos os carros, o chefe da McLaren, Eric Boullier, espera ganhos significativos para a prova deste final de semana, no Bahrein. “O corrida transcorreu sem quaisquer problemas”, comemorou em entrevista à Autosport. “É um sinal muito bom e recompensador para a Honda e o pessoal da fábrica. Agora que sabemos de nosso potencial, podemos aumentar um pouco a potência.”

A expectativa é que, à medida que as quebras fiquem para trás, a McLaren possa usar uma porcentagem maior da potência do motor Honda. Além disso, o time tem levado atualizações aerodinâmicas para todas as provas. Para o Bahrein, é esperado que Alonso tenha o novo assoalho, usado apenas por Button na China, além de outras melhorias.

Mas a grande atualização, que inclui um novo motor, é esperada para a etapa seguinte, na Espanha. “Temos um ótimo pacote chegando para Barcelona. É como estamos dizendo: não é uma questão de décimos, estamos melhorando meio segundo por prova. Começamos muito atrás, mas agora estamos perto do meio do pelotão e tomara que em algumas corridas estejamos na frente.”

A Fórmula 1 volta às pistas já neste final de semana, no GP do Bahrein, com classificação às 12h do sábado e corrida às 12h do domingo. Lewis Hamilton, da Mercedes, lidera a tabela após três etapas, com 68 pontos, contra 55 de Sebastian Vettel e 51 de Nico Rosberg. Felipe Massa é o quarto, com 30 pontos, e Felipe Nasr é o sétimo, com 14. Alonso e Button ainda não pontuaram.

Fórmula 1