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Conformada com punição, Red Bull diz que precisaria do dobro de motores

Pilotos da Red Bull devem começar a ser punidos já nas próximas etapas - Kamran Jebreili/AP
Pilotos da Red Bull devem começar a ser punidos já nas próximas etapas Imagem: Kamran Jebreili/AP

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 09h37

A Red Bull faz as contas para saber quando vai começar a sofrer punições por trocas de motores, depois que seus pilotos sofreram uma série de quebras nas quatro primeiras etapas da Fórmula 1. O regulamento prevê que cada piloto utilize quatro unidades de potência ao longo da temporada, mas o chefe da equipe, Christian Horner, reconhece que o time precisaria de “sete, oito ou nove” para passar o ano sem penas.

A situação mais crítica é de Daniel Ricciardo, que vai usar o quarto motor no GP da Espanha, dia 10 de maio. Seu companheiro, Daniil Kvyat, está na terceira unidade e também não deverá escapar. O motor é dividido em seis elementos e, a cada vez que usar a quinta unidade de um deles, os pilotos perderão 10 posições no grid de largada. No segundo item reposto, a perda é de cinco.

As equipes negociam o uso de uma quinta unidade sem punição, mas há times preocupados com os custos e é possível que isso só seja liberado para os treinos livres.

Horner admite que, no caso da Red Bull, que usa os motores Renault, “não há uma solução rápida” e as punições são uma questão de tempo, mesmo que a quinta unidade seja liberada.
“No nosso caso, precisaríamos que o número fosse aumentado para sete, oito ou nove motores por temporada”, reconheceu o dirigente. “Infelizmente, estas são as regras e não estamos fazendo um bom papel com elas. Tomara que as regras se tornem mais realistas no futuro”, defendeu.

A Fórmula 1 ainda tem mais 15 etapas pela frente. Além da dupla da Red Bull, os pilotos da McLaren e da Toro Rosso também estão, pelo menos, no terceiro motor. 

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