Topo

Fórmula 1

Rosberg passeia na Espanha e Massa explica 'lentidão' da Williams em teste

Rosberg venceu a corrida no domingo e dominou primeiro dia de testes em Barcelona - Alberto Estévez/EFE
Rosberg venceu a corrida no domingo e dominou primeiro dia de testes em Barcelona Imagem: Alberto Estévez/EFE

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

12/05/2015 13h00

Depois de vencer o GP da Espanha no domingo saindo da pole e dominando toda a etapa, Nico Rosberg teve outro dia tranquilo de trabalho no Circuito da Catalunha. O alemão completou o equivalente a duas corridas, superando não apenas a marca de 140 voltas no dia, como também seu próprio melhor tempo do final de semana, ao fazer 1min24s374 ainda no período da manhã.

"A pista estava um pouco mais rápida, o que explica o tempo. Mas foi bom ter dado várias voltas, consegui aprender coisas novas e foi um bom dia. Pudemos trabalhar melhor a compreensão dos pneus e também preparar o carro um pouco para o GP de Mônaco, porque dá para usar as informações do último setor aqui para o Principado. Testamos um acerto bastante macio, com o carro se movimentando muito, e isso foi interessante. E também testamos peças para serem usadas em corridas mais adiante", resumiu o vice-líder do campeonato, ouvido pelo UOL Esporte em Montmeló.

Os rivais de Rosberg, cada um respeitando seu próprio programa de testes, sequer ficaram a 2s do piloto da Mercedes. O companheiro de Felipe Nasr na Sauber, Marcus Ericsson, melhorou bastante na parte da tarde e se colocou em segundo lugar, fechando o dia com 88 voltas.

Além de Rosberg, quatro outros pilotos superaram a marca de 100 voltas no dia: Raffaele Marciello, piloto de testes da Ferrari e atualmente na GP2, o francês Pierre Gasly, que fez sua estreia na Fórmula 1, com a Toro Rosso, Daniil Kvyat, da Red Bull,e Nick Yelloly, que correu com a Force India.

Único brasileiro escalado para os testes de Barcelona, Felipe Massa não focou em marcar tempos baixos e acabou ficando à frente apenas da McLaren, pilotada nesta terça-feira pelo piloto de testes Oliver Turvey.

Falando ao UOL Esporte, o piloto explicou que a Williams focou em entender o acerto do carro e o tipo de degradação observados no último final de semana, para se preparar melhor para as próximas etapas, além de ter feito comparações entre diferentes configurações aerodinâmicas. "Testamos basicamente com o que corremos neste final de semana. Só instalamos alguns sensores para medir exatamente o fluxo de ar no carro e comparamos algumas peças, como duas asas dianteiras diferentes. Mas sem dúvida é um teste importante para levar o desenvolvimento do carro para o caminho certo."

A asa dianteira citada por Massa foi a única peça que acabou não sendo incorporada no carro de tudo o que a equipe levou de novidade para as cinco primeiras provas. A Williams, portanto, busca entender por que a peça não está funcionando a contento. "A gente ainda não tem certeza sobre ela. No GP aqui, acabamos correndo com a nova", revelou. "Estamos mostrando que o trabalho está sendo bem feito porque ouvimos que várias equipes estavam trazendo um carro praticamente novo para cá e nós não, mas conseguimos um bom desempenho", lembrou o piloto, que terminou o GP da Espanha em sexto depois de ter largado em nono.

Como manda o regulamento, as equipes terão pilotos jovens em seus carros nestes dois dias de teste, e nem todos os titulares foram escalados, como é o caso de Felipe Nasr, do líder do campeonato Lewis Hamilton ou da dupla da Ferrari e Fernando Alonso.

Na quarta-feira, estão escalados Pascal Wehrlein na Mercedes, Raffaele Marciello na Sauber, Carlos Sainz na Toro Rosso, Pierre Gasly na Red Bull, Esteban Gutierrez na Ferrari, Esteban Ocon na Force India, Jolyon Palmer na Lotus, Jenson Button na McLaren e Alex Lynn na Williams.

A Fórmula 1 volta às pistas para a sexta etapa do campeonato em Mônaco, dia 24 de maio. Hamilton lidera com 20 pontos de vantagem para Rosberg.

Classificação final do primeiro dia de testes em Montmeló
1º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min24s374 (146 voltas)
2º Marcus Ericsson (SUE/Sauber) +2s250 (98)
3º Raffaele Marciello (ITA/Ferrari) +2s274 (125)
4º Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) +2s530 (101)
5º Pastor Maldonado (VEN/Lotus) +2s984 (60)
6º Nick Yelloly (ING/Force India) +3s022 (109)
7º Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso) +3s285 (131)
8º Felipe Massa (BRA/Williams) +3s537 (54)
9º Oliver Turvey (ING/McLaren) +4s168 (68)

Fórmula 1