Topo

Fórmula 1

Caçula da F-1 bate boca com Massa após críticas e avisa: 'Eu vou para cima'

Verstappen (e), Hamilton (c) e Massa (d) participam de coletiva prévia ao GP do Canadá - Clive Mason/Getty Images
Verstappen (e), Hamilton (c) e Massa (d) participam de coletiva prévia ao GP do Canadá Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (CAN)

04/06/2015 12h32

Estreante mais jovem da história da Fórmula 1, com apenas 17 anos e se preparando para sua sétima corrida na categoria, Max Verstappen não se intimidou com as críticas que recebeu de Felipe Massa após a batida com Romain Grosjean na última etapa, disputada em Mônaco há pouco menos de duas semanas, e atacou o brasileiro durante a coletiva de imprensa para o GP do Canadá, que acontece neste final de semana.

Sentado ao lado do piloto da Williams, Verstappen disse que "não vê muito o que mudar" depois do acidente pelo qual sofreu uma punição, com a perda de cinco posições no GP de largada neste final de semana. "Só aprendi que o carro é bem forte e talvez a única coisa que faria diferente seria virar um pouco antes para a direita para evitar a batida. Mas, na volta seguinte, tentaria de novo. Aquilo não vai mudar nada meu trabalho como piloto. Vou para cima, especialmente se for para conquistar mais pontos."

Na ocasião, Verstappen vinha com pneus muito mais novos que Grosjean e pressionava o francês. Porém, na freada da primeira curva, o holandês estampou a traseira da Lotus do francês, em manobra considerada perigosa por Massa.

Logo após a prova, o brasileiro, ainda sem saber da punição, reclamou da postura de Verstappen. Para o brasileiro, o piloto da Toro Rosso não julgou bem o fato do rival estar com pneus mais desgastados e, com isso, teria um ponto de freada diferente. No Canadá, Massa manteve sua posição. "O que eu disse em Mônaco é que ele tinha de ser punido, e mantenho minha opinião. A FIA tem de ser dura na aplicação das regras, especialmente com um piloto que está fazendo seu primeiro ano e tem 17 anos. Ele errou e tinha de ser penalizado."

Ao seu lado, Verstappen não deixou barato. "Todos podem ter sua opinião. Não freei mais tarde do que nas voltas anteriores, dá para ver na minha telemetria. Felipe deveria ver o que aconteceu na corrida do ano passado aqui", retrucou, referindo-se ao acidente entre o brasileiro e Sergio Perez.

Para Massa, contudo, os acidentes não podem ser comparados. "Foi um pouco diferente. Eu estava lado a lado com Perez e ele moveu o carro na freada. Não acho que o Grosjean tenha movido seu carro."

As atividades do GP do Canadá têm início com os treinos livres da sexta-feira, com duas sessões de 1h30 começando às 11h e às 15h pelo horário de Brasília. A classificação será às 14h do sábado e a corrida, às 15h do domingo.

Fórmula 1