Topo

Fórmula 1

Após batida de Hamilton no Canadá, Mercedes se explica sobre estratégia

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (CAN)

05/06/2015 17h09

Sob pressão depois do erro estratégico que custou a vitória de Lewis Hamilton no GP de Mônaco, a Mercedes mais uma vez recebeu críticas nos treinos livres do GP do Canadá por mandar os dois carros à pista quando chovia forte. E novamente foi o líder do campeonato quem saiu prejudicado: logo em sua primeira volta na chuva, Hamilton aquaplanou e bateu.

Logo após a sessão, a equipe publicou em seu twitter uma explicação para a decisão de mandar os pilotos à pista, ao contrário dos rivais. "Nos fomos à pista na chuva para ensaiar largadas e obter mais dados. Mas ela apertou consideravelmente assim que saímos e foi isso que causou a saída de pista de Lewis. Como as condições não melhoraram, não fomos mais à pista." O piloto, por sua vez, se limitou a dizer que "a escolha de ir à pista não foi minha. Ainda assim, foi um dia muito bom então estou bastante relaxado."

A equipe ainda está sendo questionada depois de cometer um erro de cálculo e chamar Hamilton para os boxes quando o piloto liderava o GP de Mônaco, há duas semanas, acreditando que ele tinha vantagem suficiente para voltar na liderança. O inglês, porém, perdeu posições para seu companheiro Nico Rosberg e para Sebastian Vettel.

O dia foi tumultuado para Hamilton, que rodou no primeiro treino, na parte da manhã, e depois bateu na parte da tarde. Ainda assim, o inglês liderou ambas as sessões de treinos livres. O líder do campeonato, com 10 pontos de vantagem para Rosberg, volta à pista para a terceira sessão de treinos livres às 11h do sábado, pelo horário de Brasília. A classificação será às 14h e a corrida, às 15 do domingo, com transmissão pelo Placar UOL Esporte.

Fórmula 1