Topo

Fórmula 1

Chuva atrapalha e faz Hamilton bater no 2º treino livre do GP do Canadá

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (Canadá)

05/06/2015 16h29

A chuva que caiu à tarde atrapalhou os planos das equipes no segundo treino livre para o GP do Canadá. Com a iminência de asfalto molhado, os pilotos tiveram de antecipar as simulações de classificação e corrida para a primeira meia hora da sessão. Quando a água caiu, Lewis Hamilton tinha o melhor tempo (1min15s988) e não seria mais ameaçado. Mesmo assim, decidiu ir para a pista e acabou batendo.

O choque ocorreu na segunda metade da sessão. Depois que a chuva começou, todas as equipes recolheram para aguardar uma melhora no clima. A Mercedes foi a primeira a se arriscar na pista quando todas ainda estavam nos boxes, só que se deu mal. Enquanto andava devagar, Hamilton aquaplanou, não conseguiu parar o carro e bateu fraco na barreira de pneus.

O acidente não foi grave e Hamilton saiu do carro normalmente. Na verdade, o que mais chamou a atenção foi o descontrole do carro do inglês, que estava sem velocidade e sofreu com a pista molhada em um pneu intermediário. Depois da batida, a sessão foi paralisada para a retirada da Mercedes do atual campeão e, com a chuva forte, ninguém mais voltou a correr mesmo com a bandeira verde.

Foi o fim de uma sessão pautada pela chuva. O mau tempo era esperado em Montreal desde a manhã desta sexta, mas a água só caiu quase na metade do segundo treino livre. Antes disso, as equipes tentaram aproveitar ao máximo o tempo de pista e anteciparam as simulações de classificação e corrida.

A chuva, porém, impediu que os pilotos usassem todo o tempo de preparação e atrapalhou até a análise de quem chega melhor para o GP do Canadá. Nico Rosberg, por exemplo, terminou com o quarto melhor tempo (1min16s440), atrás das Ferraris de Sebastian Vettel (1min16s304) e Kimi Raikkonen (1min16s310).

Hamilton, líder do campeonato com dez pontos de vantagem para o companheiro de equipe, dominou os tempos com alguma emoção. Pela manhã, na primeira sessão, o inglês fritou os pneus para conseguir o melhor tempo. À tarde, uma entrada errada em uma chicane atrapalhou sua volta rápida e fez com que a Mercedes tirasse os quatro pneus do chão.

Atrás de Mercedes e Ferrari vieram a Lotus de Maldonado e a Williams de Bottas, que completaram o top 6 do treino. Felipe Massa foi o melhor brasileiro com a oitava colocação. Felipe Nasr, por sua vez, andou pouco e ficou só com o 17º tempo. 

Fórmula 1