Topo

Fórmula 1

Em crise, Red Bull pode fazer papelão na própria casa no GP da Áustria

Ricciardo venceu três corridas ano passado, mas não passou do quinto lugar em 2014 - Don Emmert/AFP
Ricciardo venceu três corridas ano passado, mas não passou do quinto lugar em 2014 Imagem: Don Emmert/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg (AUT)

18/06/2015 11h44

A Red Bull corre em casa neste final de semana, na pista que leva seu nome na Áustria, em meio ao pior momento de sua história. A equipe, que chegou à Fórmula 1 por meio da compra da Jaguar em 2005 e conquistou quatro campeonatos seguidos entre 2010 e 2013 vive uma crise no relacionamento com a fornecedora de motores, a Renault, cogita sair da categoria e pode largar no fundo do pelotão em pleno Red Bull Ring.

Tanto Daniel Ricciardo, quanto Daniil Kvyat, estão usando seus quartos motores e estão estudando o calendário para determinar quando será melhor utilizar o quinto, o que acarreta, no mínimo, a perda de 10 posições no grid (a pena depende da quantidade de elementos que forem trocados).

“É provável que tenhamos uma punição aqui. Temos de avaliar se é melhor sermos punidos aqui ou em Silverstone [no GP da Grã-Bretanha, próxima etapa], mas não me surpreenderia se fosse aqui”, admitiu Ricciardo.

“Temos de abaixar nossas expectativas e olhar o todo, tentando maximizar nossos resultados”, disse o australiano. Em 2014, Ricciardo foi o único piloto fora a dupla da Mercedes a conseguir vencer uma corrida. Neste ano, tem como melhor resultado um quinto lugar no GP de Mônaco e ocupa a sétima posição no campeonato. A Red Bull é a quarta colocada, sua pior posição desde 2009.

O australiano, contudo, não perde a esperança. “Sabemos que essa pista não será boa para nós, mas temos novidades para o carro para as próximas provas. Alguns estão trabalhando melhor do que nós, mas ainda estamos forçando.”

A decisão sobre a punição deve ser tomada na noite desta quinta-feira. As atividades de pista do GP da Áustria começam com os treinos livres da sexta-feira, às 5h e às 9h pelo horário de Brasília. A classificação será às 9h do sábado e a corrida, no mesmo horário, no domingo.

Fórmula 1