Topo

Fórmula 1

Maior vencedora do GP da Áustria, McLaren é assombrada por punições

Após sete etapas, Alonso ainda não pontuou neste ano - Don Emmert/AFP
Após sete etapas, Alonso ainda não pontuou neste ano Imagem: Don Emmert/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg (AUT)

19/06/2015 06h00

A McLaren é a equipe que mais venceu provas na Áustria, mas tem tudo para viver um dos finais de semana mais difíceis do ano na pista de Spielberg, palco da oitava etapa do campeonato da Fórmula 1. O time, que soma seis conquistas em solo austríaco - entre 1984 e 1986, 1988 e em 2000 e 2001 – deve acumular punições devido à troca dos motores de Fernando Alonso e Jenson Button.

Alonso chegou à Áustria usando as últimas unidades de quatro dos seis elementos que compõem o motor. O espanhol utilizou o quinto motor de combustão nesta sexta-feira – e ficou parado nos boxes logo após completar apenas sua primeira volta e só completou 10 voltas no primeiro treino. A troca de cada um dos elementos acarreta na perda de 10 posições no grid. Caso o piloto se classifique em uma posição em que não é possível pagar a pena total, a parte restante é transformada em punições adicionais durante a corrida.

Até o momento, foi confirmada uma punição tripla para Alonso, que tem de pagar 20 posições no grid. Sendo assim, deve largar em último e receber outra pena na prova. A severidade dela depende da posição em que o espanhol se classificar.

Alonso, que abandonou as últimas três provas por quebras, pareceu resignado com a situação. “Será outro final de semana difícil, no qual os resultados não parecerão bons, especialmente porque teremos algumas punições a cumprir. Acho que será um final de semana de testes para nós. Temos novidades no carro, então espero que possamos ter algumas respostas – tanto na corrida quanto nos testes da semana que vem. Serão dias importantes para nós.”

O espanhol, que ainda não pontuou nesta temporada, salientou a importância das próximas semanas para o futuro da McLaren. “Em termos de performance, esperamos muito do carro nos próximos dois meses. Então veremos o que vai acontecer antes do verão (europeu) e no final do ano. Isso nos dará esperanças para o próximo ano.”

Jenson Button também deve sofrer punições pela troca de elementos do motor, da mesma forma que aconteceu na última corrida, no Canadá, quando o inglês, além de ter largado dos boxes, teve de pagar um drive through durante a corrida. Ambos os pilotos abandonaram a etapa canadense com problemas no motor Honda, que faz seu retorno à Fórmula 1 neste ano.

Fórmula 1