Topo

Fórmula 1

Massa fala em 'corrida fantástica' e diz que filho previu o 3º lugar

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg (Áustria) *

21/06/2015 10h57

* Nota atualizada às 11h14

Na corrida em que a Williams estreou seu primeiro grande pacote de melhorias no carro, Felipe Massa aguentou a pressão de Sebastian Vettel e conquistou o primeiro pódio do ano, no GP da Áustria. O brasileiro foi o terceiro colocado, atrás apenas das Mercedes do vencedor Nico Rosberg e de Lewis Hamilton.

"Acho que foi uma corrida fantástica", disse o brasileiro. "Conseguimos passar Sebastian por causa do problema do pit stop do Sebastian. Mas logo ficou claro que ele chegaria em mim no final. Eles eram talvez um ou dois décimos mais rápidos, mas consegui usar minha experiência, me mantive na linha certa e não cometi erros. Foi um resultado fantástico para equipe, todo o final de semana foi muito bom."

Massa relembrou declaração dada por Felipinho, seu filho, antes da largada em Spielberg.

“Meu filho estava certo. Ele disse que eu seria terceiro e acertou. Tomara que possamos comemorar agora”.

É o segundo pódio da Williams na temporada - Valtteri Bottas ficou entre os três primeiros na etapa anterior, no Canadá. O brasileiro, contudo, não conquistava um top 3 desde o GP de Abu Dhabi de 2014, última corrida de 2014. Com o resultado, Massa manteve a sexta colocação no campeonato, mas agora soma 62 pontos, cinco a menos que Bottas.

Massa se demonstrou satisfeito com o desempenho do carro por todo o final de semana. Na corrida, o brasileiro vinha seguindo o ritmo da Ferrari de Sebastian Vettel e conseguiu se aproveitar de um erro no pit stop do time italiano para ultrapassar o alemão. Nas últimas voltas, contudo, Vettel conseguiu se aproximar perigosamente, mas Massa conseguiu manter a posição. O piloto da Williams cruzou a linha de chegada apenas seis décimos à frente do alemão e vibrou no rádio: "Muito bem, rapazes. Estou muito feliz!"

O GP da Áustria marcou a primeira vez em que a Williams estreou um pacote extenso de novas peças nesta temporada. Desde o começo do ano, o time só vinha fazendo pequenas alterações no carro mas, em Spielberg, trouxe nova carenagem, assoalho e asas. A expectativa é que o desempenho melhore ainda mais quando a Mercedes disponibilizar seu novo motor, o que deve acontecer por volta do GP da Bélgica, em agosto.

Classificação final do GP da Áustria

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1:30:16.930

2. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - + 8s8 (além dos 5s de punição)

3. Felipe Massa (BRA/Williams) - + 17s5

4. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - + 18s1

5. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - + 53s6

6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - + 64s

7. Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - + 1 volta

8. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - + 1 volta

9. Sergio Perez (MEX/Force India) - + 1 volta

10. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - + 1 volta

11. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - + 1 volta

12. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - + 1 volta

13. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - + 1 volta

14. Roberto Merhi (ESP/Manor) - + 1 volta

Não terminaram a prova:

Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)

Jenson Button (ING/McLaren)

Will Stevens (ING/Manor)

Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

Fernando Alonso (ESP/McLaren)

Fórmula 1