Topo

Fórmula 1

Jenson Button quer que F-1 volte aos anos 80 com novo regulamento

O efeito-solo começou a ser utilizado ainda na década de 1970 - Tony Duffy/GettyImages
O efeito-solo começou a ser utilizado ainda na década de 1970 Imagem: Tony Duffy/GettyImages

Do UOL, em São Paulo

16/07/2015 08h09

O campeão do mundo de 2009, Jenson Button, quer ver de volta na Fórmula 1 os carros com efeito-solo, tradicionais entre as décadas de 1970 e 1980. A proposta é uma das que vêm sendo estudadas para entrarem em vigor na temporada de 2017 da categoria.

A ideia é aumentar as oportunidades de ultrapassagens. Isso porque o efeito-solo tira a importância das asas para a aerodinâmica do carro, fazendo com que os pilotos consigam manter-se mais perto um do outro sem perder aderência.

“É bom ver várias novas ideias para o futuro: gostaria que elas fossem implementadas já no ano que vem ao invés de 2017”, disse o inglês, piloto mais experiente do grid e que se aproxima do fim da carreira, aos 35 anos.

“Gosto da ideia de que os carros sejam mais leves – eles se tornam mais ágeis, menos preguiçosos. E mais aderência mecânica sempre é bom para as disputas, porque não atrapalha as ultrapassagens.”

Outra mudança que vem sendo estudada nesse sentido é o aumento da aderência vinda da parte mecânica, com a volta dos pneus mais largos.

“Se você vai trabalhar com downforce, ele deveria vir do assoalho, e não das asas, porque dessa forma você pode chegar mais perto do outro carro e lutar, e não fica com tanto ar sujo nas asas”, opinou o piloto da McLaren.

O efeito-solo foi proibido na Fórmula 1 em meados dos anos 1980 por questões de segurança, pois os carros decolavam com muita facilidade.

Os estudos para as mudanças no regulamento técnico têm até o início de 2016 para serem concluídos. As novas normas devem ser publicadas até, no máximo, junho do ano que vem.

Fórmula 1