Topo

Fórmula 1

Número usado por Jules Bianchi será aposentado na Fórmula 1

membros da equipe Marussia durante homenagem a Bianchi - Dan Istitene/Getty Images
membros da equipe Marussia durante homenagem a Bianchi Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/07/2015 10h56

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo, Jean Todt, decidiu aposentar o número 17, usado pelo francês Jules Bianchi, morto na última sexta-feira nove meses após acidente sofrido no GP do Japão de 2014, que provocou sérias lesões cerebrais e o deixou em estado vegetativo.

O numeral fora escolhido por Bianchi para ser carregado por toda a carreira a partir do início de 2014, quando a Fórmula 1 adotou a numeração fixa. É a primeira vez que um número é aposentado na categoria.

O número 17 não era a primeira opção de Bianchi, que deu prioridade para o número 27. Porém, ele foi escolhido também por Nico Hulkenberg, que tinha prioridade por ter terminado o campeonato anterior na frente do francês. O numeral 27 se tornou icônico na Fórmula 1 depois que foi usado por Gilles Villeneuve na Ferrari no início da década de 1980.

Membro do programa de desenvolvimento de pilotos da Scuderia, Bianchi caminhava para, um dia, assumir o cockpit do time italiano. De acordo com o ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, o francês seria o substituto natural de Kimi Raikkonen, cujo atual contrato termina ao final deste ano.

Bianchi, contudo, acabou tendo uma carreira curta na Fórmula 1, fazendo duas temporadas pela nanica Marussia. Seu grande feito foi ter marcado os únicos pontos da história do time, no GP de Mônaco de 2014. O piloto tinha 25 anos e é o primeiro a perder a vida na F-1 desde Ayrton Senna, morto há 21 anos.

Fórmula 1