Topo

Fórmula 1

McLaren ganha motor 'de graça', mas ainda não sabe quando vai usá-lo

McLaren vem convivendo com quebras de motor desde o início da temporada - Kamran Jebreili/AP
McLaren vem convivendo com quebras de motor desde o início da temporada Imagem: Kamran Jebreili/AP

Do UOL, em São Paulo

21/07/2015 09h22

A Federação Internacional de Automobilismo confirmou que a McLaren poderá trocar seus motores sem sofrer punição, clarificando uma regra que foi definida há duas semanas pelo conselho que rege a Fórmula 1.

Segundo a nova determinação, toda nova fabricante de motores que entrar na categoria terá direito a usar cinco unidades de potência em sua primeira temporada, contra quatro das rivais. A parceira da McLaren, a Honda, faz sua estreia neste ano e vem tendo uma série de problemas de confiabilidade.

Tanto, que Fernando Alonso e Jenson Button já estouraram o limite de quatro unidades de potência mesmo antes da metade da temporada. Com a nova regra, contudo, a próxima troca não acarretará em punição para os dois pilotos.

A McLaren agora estuda quando vai usar o novo motor. Inicialmente, ele só seria trocado no GP da Bélgica, ao qual a Honda levaria alterações para melhorar a confiabilidade, lembrando que, nesta temporada, os motores podem ser desenvolvidos durante a temporada.

Uma decisão final se o motor extra será usado já neste final de semana, no GP da Hungria, será tomada após os primeiros treinos livres, que terão duas sessões de 1h30 nesta sexta-feira, às 5h a às 9h. A largada está marcada também para as 9h, do domingo.

Após nove etapas disputadas, a McLaren é a vice-lanterna do campeonato, com apenas cinco pontos marcados. O time só está à frente da nanica Manor, que não pontuou.

Fórmula 1