Topo

Fórmula 1

Massa: 'Se batermos a Ferrari na Hungria, seremos melhores em qualquer GP'

Massa vem de uma sequência boa nas últimas provas: um pódio e um quarto lugar - Reuters
Massa vem de uma sequência boa nas últimas provas: um pódio e um quarto lugar Imagem: Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

22/07/2015 06h00

A décima etapa do campeonato da Fórmula 1, neste final de semana, na Hungria, tem tudo para ser um teste de fogo para a Williams. Depois de viver seu maior fiasco na temporada no GP de Mônaco, será a primeira vez que o time colocará o pacote aerodinâmico que estreou na Áustria em um circuito de baixa velocidade.

Confiante de que as novidades vão ajudar o rendimento do carro nesse tipo de pista, que tem sido o ponto fraco do time desde o ano passado, Massa avalia que um bom resultado em Budapeste frente aos grandes rivais, a Ferrari, é motivo de otimismo para o restante do campeonato.

“Se a gente chegar na Hungria e formos mais rápidos do que a Ferrari, sem dúvida vai mostrar que podemos ser melhores em qualquer tipo de pista”, afirmou ao UOL Esporte.

“É um circuito que, normalmente, não casaria bem com nosso carro, porque é de baixa velocidade, mas melhoramos tanto o carro nas últimas corridas que devemos ter um final de semana competitivo.”

O companheiro de Massa, Valtteri Bottas, que ocupa a quarta colocação no campeonato, entre os dois pilotos da Ferrari, também espera que as dificuldades da Williams em pistas de baixa velocidade fiquem para trás.

“O circuito é bem diferente dos últimos dois porque é bem mais apertado e tem curvas mais lentas, mas nosso desenvolvimento focou em pistas como esta e na geração de mais pressão aerodinâmica. Devemos ter um final de semana forte para aumentar ainda mais nosso embalo das últimas provas.”

O GP da Hungria também é especial para Massa por marcar o retorno à pista em que o brasileiro teve seu acidente mais sério da carreira, quando uma mola atingiu sua cabeça durante a classificação da prova em 2009.

“Gosto muito da Hungria, tenho muitas histórias lá – dentro e fora da pista. Principalmente depois do meu acidente, ganhei muitos fãs lá e sempre tem muita gente me acompanhando em qualquer lugar que eu for. Então eu tenho um carinho especial e muita vontade de voltar a correr lá.”

O GP da Hungria começa com duas sessões de 1h30 de treinos livres na sexta-feira, às 5h e às 9h pelo horário de Brasília. A classificação será às 9h do sábado e a corrida, também às 9h, do domingo. Lewis Hamilton lidera a tabela com 17 pontos de vantagem para o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg.

Fórmula 1