Topo

Fórmula 1

Raikkonen diz que ainda é rápido, mas reconhece que corre risco na Ferrari

Raikkonen é o quinto colocado no campeonato, com 59 pontos a menos que o companheiro Vettel - STAN HONDA/AFP
Raikkonen é o quinto colocado no campeonato, com 59 pontos a menos que o companheiro Vettel Imagem: STAN HONDA/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/07/2015 14h12

As especulações colocam Kimi Raikkonen fora da Ferrari na próxima temporada, mas o finlandês se mostrou confiante de que está fazendo o suficiente para manter seu posto em 2016. Por outro lado, admitiu que, falando em Fórmula 1, nem se tivesse um contrato assinado estaria 100% seguro.

“Todo ano estou na mesma situação – não faz diferença se tenho ou não um contrato”, afirmou o finlandês, que viu a própria Ferrari terminar um acordo seu antes do previsto quando contratou Fernando Alonso para a temporada 2010, fazendo-o passar dois anos longe da F-1. “Eu tenho um contrato, mas é uma opção.”

A opção, nesse caso, é da equipe. O chefe, Maurizio Arrivabene, já avisou que precisa ver demonstrações de que Raikkonen merece permanecer para mantê-lo ano que vem. A exemplo do que aconteceu ano passado no embate direto com Alonso, o finlandês vem sofrendo na comparação com o atual companheiro, Sebastian Vettel.

“Deixei claro para a equipe o que gostaria que acontecesse para o ano que vem, mas não sei mais do que vocês. Não leio tudo o que sai na imprensa, mas sei que muita coisa vem sendo escrita. Não sei o que vai acontecer, então não há motivo para tentar adivinhar.”

Último piloto campeão pela Ferrari, em 2007, e atualmente o mais velho do grid, cm 35 anos, Raikkonen acredita que ainda é capaz de ter um bom desempenho. “Não vejo o sentido de correr se eu não acreditasse que tenho velocidade. Tenho certeza disso. Demonstrei isso várias vezes, mas se você olhar apenas para os pontos e resultados às vezes isso não aparece. Sei a história verdadeira, então não é um grande problema para mim.

Raikkonen está em Budapeste, na Hungria, onde disputará a décima etapa do campeonato neste final de semana. As atividades de pista começam com duas sessões de 1h30 de treinos livres, com início às 5h e às 9h da sexta-feira pelo horário de Brasília. A largada é às 9h, no domingo. 

Fórmula 1