Topo

Fórmula 1

Com carros diferentes, Williams tem início tímido, mas espera crescer

Massa fechou os primeiros treinos livres na décima colocação na Hungria - Reuters
Massa fechou os primeiros treinos livres na décima colocação na Hungria Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/07/2015 12h38

A Williams fechou a sexta-feira com o nono e décimo lugares, mas espera uma evolução para a classificação e a corrida, como vem acontecendo até aqui no campeonato. Felipe Massa vê "um claro potencial" para o time no decorrer do final de semana e mira em lutar com a Ferrari.

"A maneira como as coisas aconteceram hoje deixaram claro que temos o potencial para ter um bom final de semana e lutar com nossos rivais mais próximos no campeonato. Não será fácil, mas temos mais do que mostramos hoje. As temperaturas estarão mais baixas no domingo, o que vai nos ajudar na manutenção da temperatura do pneu".

Massa e Bottas tiveram carros diferentes nos treinos livres, pois o finlandês foi o único a usar a nova asa dianteiro. Mesmo tendo feito a melhor volta do primeiro treino com o modelo antigo, o mesmo usado por Massa, o finlandês confia que a mudança é para melhor.

“A vantagem com a nova asa não é fácil de sentir, é bem pequena. No primeiro treino, fiz minha melhor volta com a antiga, mas acho que foi porque a volta em si foi um pouco melhor. Quando a diferença é pequena, não é fácil responder, mas tudo sugere que é um pequeno passo na direção certa e continuei com a asa nova na segunda sessão sem qualquer problema.”

No treino da tarde, a diferença entre os pilotos foi de apenas 39 milésimos. No da manhã, havia sido de meio segundo.

A Williams conseguiu trazer apenas uma asa com a especificação nova para a Hungria, e deu a Bottas o direito de usá-la porque o finlandês está melhor colocado no campeonato. A diferença entre os dois na tabela é de três pontos.

Bottas salientou ainda que, embora a vantagem da nova asa seja pequena, isso pode ser crucial na classificação. “Não sinto nenhum ponto negativo, então não vejo risco nenhum de manter a asa. Todo tipo de ganho é bem-vindo. E, nesta pista, a classificação será uma questão de centésimos, então qualquer coisa ajuda.”

Os pilotos ainda terão pela frente mais um treino livre, às 6h do sábado, pelo horário de Brasília. A classificação será às 9h e a corrida, também às 9h do domingo. 

Fórmula 1