Topo

Fórmula 1

Sequência de quebras e erros faz Alonso alcançar melhor resultado do ano

26/07/2015 11h16

O calvário de Fernando Alonso e da McLaren nesta temporada foi interrompido neste domingo. Quinto colocado no GP da Hungria, o espanhol obteve sua melhor posição no ano graças à sequência de acidentes e erros dos concorrentes em Hungaroring. O asturiano foi beneficiado pelos problemas envolvendo Nico Hulkenberg, Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, além dos abandonos de Carlos Sainz e Kimi Raikkonen. 

O melhor resultado de Alonso havia sido o décimo lugar no GP da Inglaterra, no início deste mês. Com a quinta posição em Hungaroring, o bicampeão mundial ganha mais dez pontos na tabela.  
 
“Foi um pequeno presente para nós. A corrida foi caótica e as oportunidades apareceram e nós aproveitamos. É bom ir para a pausa de verão com um bom resultado. Sabemos que o carro está melhorando, mas é bom tocar isso com as mãos. Dedico à equipe, que está trabalhando dia e noite.” 
 
O espanhol também lembrou o amigo Jules Bianchi, morto recentemente após nove meses em coma em decorrência de acidente sofrido no GP do Japão do no passado. “Foi um final de semana difícil. O minuto de silêncio foi duro mas, no final do dia, somos muito privilegiados de participar desse esporte, somos pessoas ligadas às corridas e acho que Jules gostaria da corrida que fizemos hoje.”
 
Alonso iniciou o GP da Hungria na 15ª colocação. No treino classificatório, ele deixou a pista lamentando o fato de não poder registrar um tempo no Q2. Uma pane elétrica o obrigou a empurrar sua McLaren até os boxes - esforço que gerou aplausos nas arquibancadas do circuito -, mas a manobra não é permitida pelo regulamento da FIA. 
 
Mesmo com a lentidão do motor fornecido pela Honda - a empresa japonesa voltou a fornecer unidades de potência para a equipe de Woking nesta temporada -, a McLaren celebra na Hungria sua melhor prova em 2015. Além do quinto lugar de Alonso, Jenson Button, que já havia somado quatro pontos pela oitava colocação no GP de Mônaco, recebeu a bandeira quadriculada em nono. Agora, o veterano inglês tem 6 pontos na tabela. 
 

Fórmula 1