Topo

Fórmula 1

Red Bull dominou a F-1 por quatro anos. Agora é alvo da Force India

Force India atualmente é quinta no mundial, a 57 pontos da Red Bull - Hans Klaus Techt/EFE
Force India atualmente é quinta no mundial, a 57 pontos da Red Bull Imagem: Hans Klaus Techt/EFE

Do UOL, em São Paulo

05/08/2015 11h35

A diferença pode parecer grande no momento - são 57 pontos com nove etapas para o final, sendo que a média conquistada até aqui ficou abaixo de quatro - mas a Force India acredita que pode lutar com a Red Bull pelo quarto lugar no mundial de construtores. O resultado, ao mesmo tempo que seria o melhor da história do time indiano, também seria o pior para os tetracampeões mundiais desde 2008.

De lá para cá, a Red Bull foi vice em 2009 e em 2014 e campeã entre 2010 e 2013. Nesta temporada, além de sofrer com a pouca competitividade e confiabilidade dos motores Renault, bem mais fracos que os Mercedes que equipam a Force India e outras três equipes, o time não fez um carro tão eficiente quanto seus antecessores.

A diferença em relação à Force India era de 24 pontos no GP da Inglaterra, nona etapa, quando o time indiano estreou a versão B de seu carro, que deve garantir maior competitividade para a segunda parte do ano. Um final de semana desastroso, contudo, com falhas na suspensão de Sergio Perez e na asa dianteira de Nico Hulkenberg, fez com que a distância atingisse os 57 pontos.

Mesmo assim, o chefe da equipe, Bob Fernley, crê que ainda é possível chegar na Red Bull. "Não acho que devemos perder esse objetivo, mesmo que tenha ficado mais difícil depois do GP da Hungria", reconheceu à Autosport. "Ainda há nove corridas pela frente e há vários circuitos que serão favoráveis à Force India e menos à Red Bull - o melhor deles seria a Hungria de qualquer maneira. Honestamente, acho que vamos lutar até o final."

Fundada em 2008, a Force India tem os sextos lugares de 2011, 2013 e 2014 como seus melhores resultados até aqui.

Fórmula 1