Topo

Fórmula 1

Sonho de chefão da F-1 é equipe com Alonso e carro de Nelson Piquet

Piquet a bordo da Brabham BT49 em 1981 - Don Morley/Getty Images
Piquet a bordo da Brabham BT49 em 1981 Imagem: Don Morley/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/08/2015 09h41

Imagine uma equipe de Fórmula 1 chefiada por Flavio Briatore e com Fernando Alonso e Jochen Rindt pilotando a Brabham BT49, a mesma que levou Nelson Piquet a seu primeiro título mundial, em 1981. A combinação fantasiosa foi escolhida pelo promotor da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, como sua equipe dos sonhos.

A brincadeira do site oficial da categoria pede que pessoas relacionadas à categoria escolham um carro, um chefe de equipe e dois pilotos. Ecclestone optou pelo BT49, carro projetado pelo lendário engenheiro Gordon Murray para a Brabham que, curiosamente, era comandada por ele mesmo na época. A bordo do carro, Nelson Piquet correu nas temporadas de 1980, 81 e em parte de 82, conquistando sete vitórias e chegando, além do título de 81, também ao terceiro lugar no ano anterior.

Ao invés de indicar ele mesmo com chefe, Ecclestone preferiu o italiano Flavio Briatore, campeão em quatro oportunidades - duas com Michael Schumacher, na Benetton, e mais duas com Fernando Alonso, na Renault - em quase duas décadas na Fórmula 1. Briatore está afastado da categoria desde 2009, quando foi considerado um dos culpados pela armação de resultados do GP de Cingapura do ano anterior.

Protegido do italiano, Alonso foi escolhido por Ecclestone como um dos pilotos do time dos sonhos, ao lado do único campeão póstumo da categoria, Jochen Rindt. O austríaco, campeão em 1970, era amigo pessoal de Bernie que, na época, empresariava pilotos e é considerado um piloto cuja morte, aos 26 anos, no GP da Itália, interrompeu uma carreira bastante promissora.

Fórmula 1