Topo

Fórmula 1

Saiba o que trará a noiva de Valtteri Bottas aos Jogos Olímpicos no Rio

Emilia Pikkarainen namora o piloto da Williams desde 2010 - Divulgação/Instagram
Emilia Pikkarainen namora o piloto da Williams desde 2010 Imagem: Divulgação/Instagram

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

12/08/2015 06h00

Que ninguém se espante ao encontrar o piloto da Williams Valtteri Bottas vibrando no Estádio Aquático Olímpico, na Barra da Tijuca, em pouco menos de um ano, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O finlandês, atualmente companheiro de Felipe Massa, terá um bom motivo para visitar o Brasil em agosto de 2016: torcer pela noiva Emilia Pikkarainen, que estará fazendo sua terceira – e talvez última – Olimpíada.

Emilia é, há anos, a grande referência do nado borboleta na Finlândia, mantendo três recordes nacionais, de 50, 100 e 200m na modalidade. Atualmente com 22 anos, a nadadora participou de sua primeira olimpíada com apenas 15, em Pequim, ficando apenas com a 46ª colocação no geral dos 100m borboleta. Quatro anos depois, em Londres, demonstrou evolução, fechando com a 29ª colocação nos 100m, 27ª nos 200m borboleta e 33ª nos 200m medley.

Noiva de Bottas - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Mesmo tendo se mudado com Bottas, com quem namora desde 2010, para Mônaco no início deste ano, Emilia segue entre treinos e competições. Recentemente, participou do Mundial de Natação de Kazan, na Rússia, finalizando sua participação com o 34º lugar nos 100m borboleta e o 13º no revezamento medley feminino, modalidade na qual a Finlândia ainda não tem índice para os Jogos Olímpicos. No individual, contudo, a namorada de Bottas está garantida.

Ela só não sabe, contudo, se chega no Rio como namorada ou esposa. O piloto fez o pedido de casamento no dia dos namorados, mas a data do casório ainda não foi definida. O problema é a agenda de ambos. “Eu tenho os Jogos Olímpicos pela frente e Valtteri tem seus próprios objetivos, então ainda não sabemos”, disse Emilia, presença constante nas corridas.

Bastante reservado, Bottas evita falar da vida pessoal, mas reconhece que o fato de ter uma esportista em casa o ajuda. “Ela sabe que em qualquer esporte, se você quiser chegar ao topo, precisa de muita ajuda e sacrifícios. Ela também está focando na área dela, treinando para suas competições, então nenhum dos dois fica em casa esperando o outro”.

Apesar da pouca idade, a carreira de Emilia nas piscinas pode estar perto do fim. A própria finlandesa admite que os Jogos do Rio podem ser seus últimos. “As Olimpíadas seguintes estão bem longe e eu já terei 23 anos no Rio”, argumenta.

Mas a explicação também pode passar por outra paixão descoberta recentemente por Emilia, o hipismo. Ela já chegou a competir na modalidade em eventos locais na Finlândia. “No momento, a natação ainda é meu foco principal, mas cada vez gosto mais de cavalgar”, admitiu a atleta. Ao que parece, seja qual for a modalidade, o casal Bottas não gosta de ficar parado.

Fórmula 1