Topo

Fórmula 1

Críticas de Massa só mostram que Verstappen incomoda os rivais, defende pai

Jos é figura constante ao lado do filho Max - Getty Images/Dan Istitene
Jos é figura constante ao lado do filho Max Imagem: Getty Images/Dan Istitene

Do UOL, em São Paulo

13/08/2015 09h48

A Fórmula 1 só ganhou com a estreia de Max Verstappen nesta temporada. Pelo menos é o que defende o pai do piloto de 17 anos, Jos, ex-piloto da categoria.

Mais jovem da história a estrear na F-1, Max é o 11º colocado, com 22 pontos, a maioria conquistada na última prova, na Hungria, quando o holandês surpreendeu ao conquistar o quarto lugar com a Toro Rosso, obtendo o melhor resultado da equipe desde que o time contava com Sebastian Vettel, em 2008.

Por outro lado, Verstappen também se envolveu em acidentes e foi criticado por outros pilotos, especialmente Felipe Massa, pelo estilo agressivo.

“Ele estava pronto para a F-1, e não são todos os que têm 17 anos que estão prontos. Estou feliz que ele está na F-1 e está indo bem. A Red Bull [proprietária da Toro Rosso] está muito contente com ele. E acho que a categoria deveria estar muito feliz com um piloto como Max”, defendeu o ex-piloto ao motorsport.com.

“Ele é rápido, agressivo e é um cara que consegue ultrapassar. É esse tipo de piloto que é bom para o esporte.”

Sobre as críticas, que apareceram especialmente após Verstappen ter causado uma colisão em disputa com Romain Grosjean no GP de Mônaco, Jos defende que o filho só incomoda porque é rápido.

“Ele [disse, referindo-se a Massa, que questionou a agressividade que Max demonstrou na manobra] sempre fala alguma coisa. Não importa. Esses comentários são coisas que só tornam Max mais interessante. Isso mostra muito do que Max está fazendo. Ele é um cara muito esperto, fala muito bem. Sabe o que pode ou não dizer. E a equipe sabe que ele está fazendo um grande trabalho.”

Jos Verstappen apareceu como grande promessa em 1994, quando foi companheiro de Michael Schumacher na Benetton. O holandês, contudo, marcado pelo temperamento forte, passou por várias equipes pequenas e nunca despontou na Fórmula 1. Disputou 106 corridas e conquistou apenas dois pódios.

Fórmula 1