Topo

Fórmula 1

Felipinho vira celebridade na F-1, chama atenção de TVs e acerta previsões

Julianne Cerasoli e Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

17/08/2015 06h01

A Fórmula 1 é um ambiente atraente por si só com o barulho dos motores, máquinas possantes e belas mulheres que costumam circular pelos paddocks. Mas recentemente é uma outra figura quem tem roubado a cena no circuito. Filho de Felipe Massa, Felipinho já virou celebridade esbanjando fofura e conhecimentos do alto de seus cinco anos.

O pequeno é visto com frequência nos GPs e tem atraído a atenção de emissoras de televisão de todo o mundo. Ele já deu entrevistas em inglês e italiano, já participou várias vezes do desfile dos pilotos (quando eles dão uma volta em carro aberto antes das corridas) e já até fez previsões certeiras sobre o pódio.

O episódio mais curioso aconteceu no GP da Áustria, palco do único pódio de Massa no ano até agora. Depois dos treinos de classificação, o brasileiro largou em quarto no grid, atrás das duas Mercedes e da Ferrari de Sebastian Vettel.

Perguntado por um jornalista sobre qual seria o desempenho de seu pai, Felipinho respondeu que ele terminaria a prova em terceiro lugar. E cravou a resposta.

O pequeno Massa ainda esbanjou conhecimentos como um profundo entendedor da categoria ao dizer que era claro que as duas Mercedes ficariam com as duas primeiras posições. De fato, das 29 provas disputadas desde o início de 2014, a Mercedes ganhou 25.

Felipinho atrai ainda mais os holofotes porque a presença de crianças nunca foi comum na Fórmula 1. Ele é o mais velho entre os filhos dos pilotos que não costumam levar seus bebês para o autódromo.

Muito ligado aos parentes mais próximos, Felipe Massa considera normal inserir o filho em seu ambiente de trabalho e leva o pequeno para praticamente todas as provas europeias, já que a família Massa tem residência em Mônaco.

“Ele está sempre lá, sempre brincando. Enquanto eu estou no carro guiando, ele está jogando bola no paddock. Sempre fui muito ligado à minha família, acho que não tem motivo de não levá-lo nas corridas e estar junto da família. É o que eu sempre faço, não só o Felipinho, mas também a Raffaella, meus pais, meu irmão. A gente tenta dividir as corridas durante o campeonato para sempre ter alguém da família junto”, conta Massa. “Mas ele é uma figura, não para, é muito brincalhão, adora corrida, adora estar me acompanhando, adora jogar futebol”.

E, de fato, Felipinho se diverte bastante e se sente bem à vontade na Fórmula 1. Como toda criança de sua idade, adora brincar e é visto frequentemente com uma bola de futebol pelos paddocks ou brincando com as miniaturas de carros. Da Williams, claro!

O pequeno já conquistou, inclusive, os pilotos adversários do papai. Ele costuma brincar com a filhinha de Pastor Maldonado, já que os dois são vizinhos em Mônaco.

Com tanta intimidade com as pistas, não será uma surpresa se ele seguir a profissão do pai famoso. Massa conta que o menino, esperto, já pilota kart sozinho e já pede até dicas.

Em uma entrevista para a Sky Sports, da Inglaterra, Felipinho foi perguntado se queria ser piloto ou jogador de futebol. Ele respondeu piloto, e Massa brincou dizendo que ele precisará de um bom patrocinador, mas já está preparado se ele seguir esse caminho.

“Ele é super competitivo, me pede toda hora para andar de kart, então pode ser que ele queira ser piloto sim. Já levei e ele anda bem. Acho que depende dele, importante é que ele faça aquilo que ele goste, e eu como pai vou ajudar da melhor maneira possível. Mas é importante que ele faça o que ele queira, e não porque o pai levou. Mas ele ainda é muito pequeno, quer se divertir”. 

Fórmula 1