Topo

Fórmula 1

Em 'circuito maldito', Alonso espera sofrer mesmo com novidades na McLaren

Alonso nunca vencer em Spa-Francorchamps - Don Emmert/AFP
Alonso nunca vencer em Spa-Francorchamps Imagem: Don Emmert/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/08/2015 10h37

Finais de semana complicados no circuito de Spa-Francorchamps não são uma novidade para Fernando Alonso. Dos traçados nos quais correu em todos os seus 13 anos como titular na F-1, o espanhol só não ganhou na pista belga e no Brasil. Neste domingo, o bicampeão não espera cenário diferente, mesmo com as novidades que a McLaren terá à disposição.

“Spa vai ser complicado para nós devido à configuração da pista, que requer muita potência, pressão aerodinâmica e porque uma boa parte da volta é em pé embaixo. Mas, pelo ponto de vista do piloto, é um circuito espetacular. É um lugar no qual venci quando estava na Fórmula 3000, mas nunca na F-1. Tive algumas boas brigas lá e espero ter mais neste final de semana”, disse.

Alonso explicou que, embora a equipe tenha novidades no motor e no carro para o GP da Bélgica, os resultados podem ficar para depois. “Talvez a evolução não apareça em Spa ou Monza [palco do GP da Itália e também um circuito de alta velocidade], mas vamos continuar nos desenvolvendo em cada corrida.”

Além disso, a atualização no motor Honda significará que tanto Alonso, quanto Button, terão de pagar punições por já terem estourado a cota de motores novos que podem utilizar. Portanto, vão para a corrida já sabendo que largarão no final do pelotão e, muito provavelmente, terá de cumprir o restante de suas penas com passagens pelo box durante a corrida.

Mesmo assim, Button é outro que se mostra empolgado em correr na Bélgica. “Spa é um circuito que sempre amei desde o começo da minha carreira e cada volta no circuito é incrivelmente especial. Não há pista igual a essa. Estou muito empolgado para voltar ao carro e ver onde estamos em relação a nossos competidores mais próximos.”

A McLaren vem de sua melhor corrida na temporada: na Hungria, colocou ambos os pilotos na zona de pontuação pela primeira vez no ano. Porém, pelas características da pista e pelas punições, dificilmente Alonso e Button repetirão o feito.

O GP da Bélgica tem treinos livres às 5h e às 9h da sexta-feira pelo horário de Brasília. Classificação e corrida também começam às 9h no sábado e no domingo, respectivamente.

Fórmula 1