Topo

Fórmula 1

'Rei de Spa', Kimi elege melhor vitória e diz que pista hoje é mais difícil

Raikkonen ainda não tem contrato para o ano que vem - Dan Istitene/Getty Images
Raikkonen ainda não tem contrato para o ano que vem Imagem: Dan Istitene/Getty Images

DO UOL, em São Paulo

18/08/2015 10h05

Conhecido como ‘rei de Spa’ após as quatro vitórias conquistadas no circuito que será palco do GP da Bélgica, neste final de semana, Kimi Raikkonen é uma espécie de autoridade para falar sobre o circuito, tido como um dos mais desafiadores do calendário da Fórmula 1. E afirma: a pista está mais difícil para os pilotos com os carros atuais.

Desde o ano passado, a Fórmula 1 usa os motores turvo V6 híbridos, adotados juntamente de restrições aerodinâmicas que tiraram parte da estabilidade dos carros. Com isso, curvas como a Eau Rouge, uma das grandes marcas de Spa-Francorchamps, voltaram a ser desafiadoras.

“Especialmente ano passado a curva voltou a ser bem complicada. Depende de quão bom é o carro e por isso espero que seja um pouco mais fácil desta vez”, explicou o finlandês. “Mas nos anos anteriores era bem fácil, de pé embaixo. Hoje em dia é uma curva em que as coisas podem dar errado, além de ser muito rápida, e por isso é tão emocionante.”

Piloto com mais vitórias em Spa no atual grid, Raikkonen revelou que sua conquista predileta foi a última, em 2009. Na ocasião, foi a única vitória da Ferrari em um ano no qual o time italiano não era competitivo.

“Acho que 2009 [foi a predileta] porque ninguém esperava que ganhássemos. Nosso carro não era muito rápido naquele ano, mas conseguimos uma boa largada e, de alguma maneira, vencemos a corrida.”

Desta vez, contudo, Raikkonen chega pressionado a Spa. O finlandês ainda não tem contrato fechado com a Ferrari para o ano que vem e ocupa a quinta posição no mundial de construtores, sendo amplamente superado pelo companheiro Sebastian Vettel.

O GP da Bélgica tem treinos livres às 5h e às 9h da sexta-feira pelo horário de Brasília. Classificação e corrida também começam às 9h no sábado e no domingo, respectivamente.

Fórmula 1