Topo

Fórmula 1

McLaren usa artimanha para evitar novas punições por troca de motor

Button e Alonso deverão pagar punições na classificação e na corrida em Spa - Luca Bruno/AP
Button e Alonso deverão pagar punições na classificação e na corrida em Spa Imagem: Luca Bruno/AP

Do UOL, em São Paulo

20/08/2015 11h33

Os pilotos da McLaren se preparam para mais um final de semana difícil na Bélgica. As atualizações feitas no motor pela Honda, que devem dar mais potência à McLaren, também significam que Jenson Button e Fernando Alonso terão de pagar punições pela troca de componentes da unidade de potência.
Porém, a McLaren vai usar uma artimanha para evitar mais punições nas próximas provas.

Nesta quinta-feira, foi confirmado que a Honda usou mais três das sete fichas de desenvolvimento às quais tinha direito até o final do ano. Com isso, os japoneses ainda têm quatro fichas para gastar e são os que mais modificaram o equipamento. A Ferrari usou três fichas e ainda tem sete, enquanto Mercedes (tem 7) e Renault (tem 12), ainda não utilizaram nenhuma.

Inicialmente, a mudança representa a troca do motor de combustão de ambos os carros. As regras preveem a perda de dez posições no grid para a primeira troca de qualquer um dos seis componentes que formam o motor. Para os elementos restantes, a perda é de cinco colocações.

A manobra da McLaren para evitar mais punições nas próximas provas será promover as atualizações em dois motores ainda em uso de cada um dos pilotos. Ambas as unidades serão utilizadas durante o GP da Bélgica, ou seja, as punições por ambas as trocas serão cumpridas em Spa e Button e Alonso contarão com dois motores atualizados para as demais etapas.

O que equipe tenta evitar é uma punição na 13ª etapa, em Cingapura, considerada uma chance importante de marcar pontos. Assim como em Mônaco e na Hungria, os dois circuitos nos quais o time somou mais pontos até aqui, trata-se de uma pista na qual o motor tem menos influência.

“Estamos aumetando a quantidade de motores que podemos usar na próxima corrida e só seremos punidos uma vez, já que iríamos largar em último [em Spa] de qualquer jeito”, explicou o chefe da equipe, Eric Boullier. “Então por que não trocar duas vezes o motor? Vamos ser punidos em uma pista na qual não perderemos tanto quanto em Cingapura.”

As atividades para o GP da Bélgica têm início com os treinos livres desta sexta-feira, com sessões às 5h e às 9h pelo horário de Brasília. Também às 9h, começam a classificação, no sábado, e a corrida, no domingo.

Fórmula 1