Topo

Fórmula 1

Pilotos comemoram restrições a engenheiros nas corridas: 'Mais instinto'

Mudanças começam no GP da Bélgica e aumentarão em 2016 - REUTERS/Chris Wattie
Mudanças começam no GP da Bélgica e aumentarão em 2016 Imagem: REUTERS/Chris Wattie

Do UOL, em São Paulo

20/08/2015 10h48

O GP da Bélgica marca o início de uma série de medidas que a Fórmula 1 está tomando para diminuir a influência dos engenheiros nas corridas. Em Spa-Francorchamps, neste final de semana, os pilotos não poderão mais receber instruções sobre as configurações no volante usadas para a largada. E as restrições vão aumentar na próxima temporada.

Os pilotos, contudo, negam que as mudanças vão afetar as corridas. E até comemoram o fato dos engenheiros falarem menos no rádio.
“Não vai ser uma mudança significativa”, defende Fernando Alonso. “Sei que as pessoas estão falando, mas talvez mude mais nos próximos anos. Aqui só teremos algumas restrições, mas, pelo menos em nossa equipe, não estamos fazendo nenhuma comunicação específica sobre as largadas na volta de apresentação, então não acho que vai mudar muita coisa.”

O espanhol também acredita que as restrições divulgadas recentemente pela Federação Internacional de Automobilismo a respeito de informações sobre o desgaste de pneus não vai mudar muita coisa na prática. A medida vale a partir da próxima temporada.

“Acho que não vai mudar muito porque recebemos algumas informações hoje no rádio, mas sabemos perfeitamente o que está acontecendo no carro e qual a melhor solução para os problemas específicos”, defende o bicampeão, que faz a 14ª temporada na Fórmula 1.

“Se essa informação não vier, vai vir do instinto e das reações do carro. Teremos de prestar mais atenção a algumas coisas. Não é uma grande mudança. Vai ser bom para ter mais o que fazer no carro.”

Bem menos experiente, Max Verstappen, que estreia neste ano na categoria e faz apenas seu segundo ano em carros de fórmula, também não acredita que as restrições vão mudar muita coisa. “Você sempre pilota com seu instinto, sente quando. O engenheiro não precisa dizer isso, você lembra desde muito cedo. Não me importo de não ter essa informação vinda do engenheiro.”

As atividades para o GP da Bélgica têm início com os treinos livres desta sexta-feira, com sessões às 5h e às 9h pelo horário de Brasília. Também às 9h, começam a classificação, no sábado, e a corrida, no domingo.

Fórmula 1