Topo

Fórmula 1

Pilotos da McLaren perdem incríveis 55 lugares no grid. E número pode subir

Do UOL, em São Paulo

21/08/2015 11h29

Os pilotos da McLaren, Fernando Alonso e Jenson Button, tiveram a confirmação de que, juntos, perderão 55 posições no grid de largada para o GP da Bélgica. E o número, que já é recorde, deve aumentar até a sessão de classificação, às 9h deste sábado, pelo horário de Brasília.

As punições já eram previstas pela equipe e são decorrência da atualização do motor Honda, que fez com que Alonso e Button tivessem de trocar vários dos elementos que compõem a unidade de potência.

Por enquanto, está confirmado que a punição de Alonso é de 30 posições, enquanto a de Button é de 25. Porém, a McLaren já explicou que deve trocar os motor duas vezes durante o final de semana, a fim de cumprir o máximo possível de punições na Bélgica.

Isso porque uma decisão da Federação Internacional de Automobilismo no mês passado faz com que os pilotos não tenham mais de cumprir penas durante a corrida caso as punições sejam grandes demais para serem pagas na classificação. Assim, mesmo com o alto volume de posições perdidas no papel, Button e Alonso irão, efetivamente, apenas largar das últimas duas posições de grid.

Tendo isso em vista, a equipe decidiu trocar duas vezes os motores, para ter duas unidades completamente novas e atualizadas para as próximas etapas, evitando, assim, punições em GPs que considera importantes para medir a melhora do carro, como a prova de Cingapura, no final de setembro.

Nos primeiros treinos feitos com o novo motor, contudo, os resultados não apareceram: Button fechou a sexta-feira na Bélgica em 17º e Alonso foi o 18º, ficando à frente apenas dos carros da Manor.

Os carros voltam à pista para a última sessão de treinos livres, no sábado, às 6h. A classificação começa às 9h, mesmo horário da largada, no domingo. Todas as sessões terão transmissão pelo Placar UOL Esporte.

 

Fórmula 1