Topo

Fórmula 1

'Rei de Spa', Raikkonen ofusca Vettel no primeiro dia na Bélgica

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/08/2015 11h58

Poucos pilotos de Fórmula 1 ficam tão à vontade em Spa-Francorchamps como Kimi Raikkonen. Dono de um histórico invejável no circuito – quatro de suas 20 vitórias na categoria foram conquistadas na pista belga –, o finlandês deixou o segundo treino livre satisfeito com seu desempenho. Ele foi mais rápido que Sebastian Vettel, seu companheiro de Ferrari, nas duas sessões do dia. Neste ano, o campeão mundial de 2007 foi melhor que o alemão somente em duas das dez etapas disputadas: no Bahrein, onde foi o segundo colocado, e no Canadá, onde terminou em quarto. 

Raikkonen terminou a sexta-feira como o quinto piloto mais veloz do dia – ficou atrás de Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, da Red Bull, além de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, da Mercedes. Conhecido pelas reações indiferentes – que renderam o apelido de "Homem de Gelo" –, ele utilizou um discurso ao seu estilo para demonstrar que gostou do rendimento de seu carro. Segundo ele, a Ferrari "não esteve muito ruim até agora" em solo belga.

"Vamos tentar correr bem amanhã e ver o que podemos fazer no domingo, mas o carro não esteve muito ruim até agora. As bandeiras vermelhas valeram para todos. Nós tivemos algumas bolhas nos pneus da frente, o que não é o ideal, mas não foi um grande desastre", disse.

Após uma série de especulações de que Valtteri Bottas seria piloto da Ferrari em 2016, a escuderia italiana anunciou a renovação do contrato de Raikkonen por mais uma temporada.

Os carros voltam à pista para a última sessão de treinos livres, no sábado, às 6h. A classificação começa às 9h, mesmo horário da largada, no domingo. Todas as sessões terão transmissão pelo Placar UOL Esporte. 

Fórmula 1