Topo

Fórmula 1

No pódio, Grosjean vive dia de heroi em circuito em que já foi vilão

Do UOL, em São Paulo

23/08/2015 11h14

Romain Grosjean é o primeiro a admitir que é difícil pensar em Spa-Francorchamps e não lembrar da batida causada por ele na largada do GP de 2012, quando o francês colidiu com três carros – Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Sergio Perez – e acabou sendo punido com a suspensão por uma corrida. Até por isso o terceiro lugar obtido neste domingo no mesmo circuito tem um sabor especial.

“Toda vez que eu venho para Spa eu lembro de 2012, mas eu evoluí muito de lá para cá e um resultado como de hoje é como se tivesse sido uma vitória”, reconheceu o piloto, que não subia ao pódio desde o GP dos Estados Unidos de 2013.

O terceiro lugar também foi especial pelo final de semana difícil que a equipe Lotus está vivendo. O time passa por uma briga judicial e pode ter seus equipamentos bloqueados na Bélgica nesta segunda-feira, por problemas financeiros.

“Fico muito contente porque o pessoal da equipe está trabalhando muito, a situação não é fácil e eles mereciam”, lembrou o francês. Em grave crise, o time deve ser comprado pela Renault.

Grosjean havia sido o quarto colocado na classificação, mas perdeu cinco posições no grid pela troca do câmbio. Mesmo assim, demonstrou um grande ritmo na corrida e foi escalando o pelotão até herdar o pódio com o furo do pneu da Ferrari de Sebastian Vettel, na penúltima volta.

“Foi um final de semana incrível para nós, tivemos uma boa classificação mas infelizmente fomos punidos e largamos mais atrás, mas ainda assim conseguimos nos recuperar na corrida, apesar de que nossas previsões mais otimistas apontavam que o máximo que poderíamos atingir seria um quinto lugar. Estou muito feliz e acho que vou celebrar com muito champanhe.”

A Fórmula 1 volta em duas semanas, com o GP da Itália.

Classificação final do GP da Bélgica
 
1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 2s
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - + 37.9s
4. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - +45.6s
5. Sergio Perez (MEX/Force India) - + 53.9s
6. Felipe Massa (BRA/Williams) - +55.2s
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - +55.7s
8. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - +56s
9. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - + 61s
10. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - +91.2s
11. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - + 1 volta
12. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - + 1 volta
13. Fernando Alonso (ESP/McLaren) - + 1 volta
14. Jenson Button (ING/McLaren) - + 1 volta
15. Roberto Merhi (ESP/Manor) - + 1 volta
16. Will Stevens (ING/Manor) - + 1 volta
 
Não completaram: 
 
Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)

Fórmula 1