Topo

Fórmula 1

Confusão da Williams em Spa vira motivo de piada entre equipe rivais

Bottas sentiu rapidamente que havia algo errado com seus pneus "coloridos" - Reprodução/BBC
Bottas sentiu rapidamente que havia algo errado com seus pneus 'coloridos' Imagem: Reprodução/BBC

Do UOL, em São Paulo

24/08/2015 11h12

Os rivais não perderam a oportunidade de brincar com o erro bizarro cometido pela equipe Williams no primeiro pit stop de Valtteri Bottas durante o GP da Bélgica. Devido a um erro de procedimento, a equipe misturou pneus dos dois compostos disponíveis, o que resultou em uma punição para o finlandês.

Além do regulamento não permitir que um carro use compostos diferentes ao mesmo tempo, o rendimento do carro também caiu com o erro. "Eu nunca vi isso acontecer antes. Senti um pneu um pouco estranho e notei que um deles era diferente. Obviamente, estou muito decepcionado pela punição e por ter perdido algumas colocações", lamentou Bottas, que largou em terceiro e chegou apenas em nono.

As equipes rivais e até o twitter oficial da Fórmula 1 tiraram sarro da Williams. “Uma estratégia multicolorida”, publicou o perfil oficial. Já a Lotus questionou a própria regra. “Se Bottas levou uma punição por estar com os pneus errados, ele continua na pista com os pneus errados. Isso significa que ele cumprirá penas eternas?”

O piloto Giedo van der Garde também não perdeu a oportunidade para alfinetar a equipe. “Tem uma vaga de emprego na Williams depois desse GP da Bélgica. Reconhecer as cores é requisito fundamental.”

A Force India também brincou com a situação. “Checo [Perez] faz seu segundo pit stop do dia. Coloca um jogo de compostos médios (todos os quatro, acreditamos).”

As brincadeiras inundaram o twitter, com torcedores questionando se o erro significava que Bottas já tinha usado os dois compostos na corrida, como manda o regulamento, e estaria livre para escolher a melhor estratégia, e dizendo que, se chovesse, a Williams colocaria dois pneus de chuva e dois para pista seca.

O erro foi lamentado pelo chefe de performance do time, Rob Smedley. "Estou claramente desapontado com o que aconteceu com Valtteri. Em nome da equipe, lamento muito o que poderia ter sido uma posição no pódio. Haverá uma investigação para entender o que aconteceu e para colocarmos em prática um procedimento para impedir que aconteça novamente".

Com o resultado ruim na Bélgica, o finlandês caiu de quarto para sexto no Mundial e viu o companheiro Felipe Massa ultrapassá-lo na tabela. O brasileiro tem três pontos de vantagem - 82 contra 79.

A Fórmula 1 volta com o para o GP da Itália, no dia 6 de setembro.

Fórmula 1