Topo

Fórmula 1

Desempenho da McLaren foi 'vergonhoso' em Spa, admite Jenson Button

Do UOL, em São Paulo

24/08/2015 10h19

Depois de ser penalizado com a perda de 50 posições no grid – que acabaram significando largar ao lado do companheiro Fernando Alonso na última fila do GP da Bélgica – e de cruzar a linha de chegada apenas à frente das Manor e a 40s do piloto espanhol, Jenson Button classificou o desempenho de sua McLaren como “vergonhoso”.

O piloto lamentou os problemas no sistema de recuperação de energia, os quais sofreu desde o início do GP. Isso, em uma corrida na qual a Honda estreou um novo motor e prometeu aumentar a potência a ponto de chegar no nível dos Ferrari, o que não aconteceu.

“Não sei o motivo do problema, mas a recuperação de energia não estava funcionando durante toda a corrida. Então quando você só está andando com o motor mesmo, sem os sistemas de recuperação de energia, você não tem muita potência.”

Os sistemas de recuperação de energia são responsáveis por 160 a 180 cavalos de potência.

Button, contudo, lembrou que o desempenho da McLaren não foi bom: afinal, mesmo sem ter tido os mesmos problemas, Alonso terminou apenas uma posição à frente. “Deu para ver com Fernando que o ritmo não era bom. Eu estava basicamente só dando voltas e mantendo-me no asfalto. Foi um dia difícil, vergonhoso na verdade, pilotando no fundo do pelotão.”

Decepcionado com a atualização do motor, Button pediu que a Honda trabalhasse para dar mais potência – mesmo que isso signifique mais quebras. “Esse é o objetivo agora: potência. A confiabilidade vem em segundo lugar porque gostaríamos de nos ver mais rápidos mesmo que quebrando mais. Não teria um problema com isso. Mas performance é algo difícil de melhorar.”

Button, que não tem contrato para o ano que vem e pode estar fazendo suas últimas corridas na Fórmula 1, reconheceu que não está feliz no momento. Perguntado se ainda está curtindo ser piloto da categoria, o inglês disse que “em uma corrida como esta [de Spa] não, nem um pouco. Só as últimas oito voltas foram divertidas, vendo os demais brigando entre si [enquanto davam uma volta na McLaren] mas, tirando isso, não.”

Fórmula 1