Topo

Fórmula 1

Pirelli se defende de ataques de Vettel e revela regra rejeitada pela FIA

Do UOL, em São Paulo

24/08/2015 09h30

A Pirelli se defendeu das duras críticas feitas por Sebastian Vettel depois de ter o pneu estourado nos momentos finais do GP da Bélgica. O alemão vinha em terceiro e tentava completar a prova com apenas uma parada.

De acordo com a Pirelli, o estouro aconteceu por desgaste. Em sua defesa, os italianos divulgaram que a Ferrari teria sido impedida de tentar a estratégia de uma parada caso um pedido antigo da fornecedora tivesse sido atendido: em 2013, a Pirelli pleiteou junto à Federação Internacional de Automobilismo que se determinasse um número máximo de voltas para cada pneu.

“Não ouviram ao pedido que fizemos há dois anos para estabelecer um limite máximo de voltas para um mesmo jogo de pneus. A proposta era determinar uma distância máxima de 50% do GP para o composto mais duro e 30% para o mais macio”, explicou a fornecedora de pneus por meio de comunicado.

No caso de Vettel em Spa, o limite para o jogo de pneus utilizado (composto médio, o mais duro do final de semana) seria de 22 voltas. E ele estava na 28ª quando houve a falha.

O chefe da Scuderia, Maurizio Arrivabene, contudo, afirmou que a estratégia estava apoiada nos dados que a equipe havia coletado nos treinos livres. “Mesmo quando a estratégia é agressiva, ela é claramente baseada nos dados que você tem, então você não é estúpido ou maluco de assumir um risco com o piloto se não estiver lendo nos dados que vai dar certo. Não se preocupem, nós fizemos nosso trabalho direito.”

Fórmula 1